Ads 468x60px

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dilma quer governos, prefeitos, legislativo e judiciário em pacto

A presidente Dilma Rousseff fez nesta sexta-feira seu primeiro pronunciamento sobre a onda de protestos que atingiu o País nas últimas semanas. A mensagem de Dilma, de cerca de 10 minutos, foi transmitida para todo o Brasil. Na gravação, a presidente afirmou que os protestos "mostram a força da nossa democracia", mas que "a violência põe a perder muitas coisas".
Dilma disse que a mudança só ode ser atingida a partir da democracia: "só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia". "Essa violência, provocada por uma pequena minoria, não pode manchar um movimento democrático", afirmou ela. "Asseguro a vocês: vamos manter a ordem", disse .
A presidente prometeu um pacto com governadores, prefeitos e líderes do Legislativo e Judiciário pela melhoria dos serviços público. O plano de Dilma está focado em três pontos: agilizar a aprovação de um plano nacional de mobilidade urbana, que privilegie transporte público; destinar 100% dos royalties do petróleo para a educação; e contratar "milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS".
Dilma estava em silêncio havia quase dois dias e vinha sendo cobrada por parte dos manifestantes. A decisão de se reportar diretamente ao povo vinha sendo estudada desde ontem e foi assunto de reunião ministerial que tomou toda a manhã.
Fonte: Blog Bodocó na Net

Manifestações levam milhares de pessoas as ruas em Ouricuri e Araripina

O município de Ouricuri recebeu nesta quinta-feira, 20 de junho, uma grande manifestação que pedia aumento dos recursos para educação, moradia, saúde e mais qualidade de vida para os sertanejos do Araripe, além de se postar contra os gastos com as obras da Copa do Mundo, como informa o Blog Bruno Morais.
Várias classes da sociedade civil organizada foram as ruas e fizeram cobranças direcionadas aos nossos governantes. Policiais Militares do 7º BPM deram apoio ao movimento, que ocorreu pacificamente pelas principais ruas e avenidas da cidade, encerrando-se na Praça Voluntários da Pátria.
Araripina: Manifestantes se concentraram em frente a prefeitura
Com gritos de ordem, estudantes passearam pelas ruas e se dirigiram a prefeitura de Araripina, nesta quinta-feira (20). A sede do executivo estava vazia, sem ninguém para receber os manifestantes, como mostra reportagem do Blog do Dante Arruda.
Os manifestantes cobraram do governante municipal, água nas torneiras e um ensino universitário gratuito, além de também seguir o mesmo pensamento das manifestações que acontecem em várias cidade do Brasil. O ato aconteceu pacificamente.
Fotos: Rodrigo Mariano (Ouricuri) / Paulo Elias (Araripina)
Fonte: Blog Bodocó na Net




Dilma convoca reunião ministerial para avaliar protestos no país

 
A presidente Dilma Rousseff convocou, para às 9h30 dessa sexta-feira (21), uma reunião ministerial para avaliar a extensão da crise e quais devem os próximos passos. Participarão do encontro o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, como informa o Estado de Minas.
A presidente determinou que nenhum dos ministros da Esplanada deixem Brasília nos próximos dias. Gilberto Carvalho ainda viajou nesta quinta-feira (20) para Mato Grosso do Sul, onde participou de uma mesa de negociação com os índios terena e guarani-kaiowá, mas Cardozo, que também participaria, cancelou a ida. Ele passou o dia no ministério, acompanhando os protestos, e deve apresentar nessa sexta-feira um relatório da situação.
A Secretaria-Geral também concluiu ontem uma avaliação interna da situação, com análises sobre as motivações, os organizadores e a forma de atuação.
Até ontem, quarta-feira, o Palácio do Planalto avaliava que o problema se restringia a prefeituras e estados, mas ficou perplexo ao perceber que a redução nas tarifas de passagem de ônibus não foram suficientes para conter o ímpeto dos ativistas.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Jovem que atacou Prefeitura de São Paulo em protesto pede desculpas Foto: Joel Silva/Folhapress

Foto: Joel Silva/Folhapress
Manifestante Pierre Ramon usa grade para quebrar os vidros da prefeitura | Foto: Joel Silva/Folhapress
Após confessar ter participado da depredação da entrada da Prefeitura de São Paulo no protesto de terça-feira, o estudante de arquitetura Pierre Ramon Alves de Oliveira, 20, ontem decidiu pedir desculpas: “Peço que quem nunca errou na vida que atire a primeira pedra”.
Filho de um pequeno empresário, Pierre Ramon é aluno da FMU. A polícia disse que ele não tem antecedentes criminais, não é ligado ao Movimento Passe Livre e nem pertence a qualquer partido.
O estudante se entregou num posto de gasolina na marginal Tietê. Estava ajudando o pai com o caminhão de entregas da família e decidiu se apresentar depois que policiais foram até sua casa e falaram com sua mãe. Desesperada, ela ligou para o filho.
Segundo seu advogado, Gerson Bellani, ele chorou ao depor. “Eu atirei pedra depois que os guardas jogaram spray de pimenta no rosto das pessoas. Fiquei revoltado”. Ele foi liberado após prestar depoimento e ser indiciado por dano ao patrimônio público.
A polícia também havia solicitado sua prisão temporária por formação de quadrilha –o juiz negou o pedido.
Pierre Ramon disse que foi ao protesto de cara limpa e negou ter ateado fogo na van da TV Record: “Quero pedir desculpas a todos os manifestantes do Movimento Passe Livre. Eu fui errado e estou disposto a arcar com todas as consequências e pagar centavo por centavo tudo o que eu fiz de dano. Vou trabalhar para tudo isso”, declarou.
O delegado do Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado) Antônio de Olim disse que o jovem insuflou os manifestantes a apedrejar a prefeitura: “Ele é arrogante.
Estava na manifestação, todo fortinho, lutador de jiu-jitsu. Achou que era o dia dele e começou a quebrar tudo”. Segundo o delegado, ele feriu guardas.
Vestindo uma camisa branca, Pierre Ramon usava uma máscara contra gás lacrimogêneo durante o protesto, mas abaixou a máscara várias vezes, mostrando o rosto. Ele não foi o primeiro a atacar a prefeitura, mas usou uma barreira metálica para quebrar vidros da entrada.
A polícia confirmou sua identificação após ouvir testemunhas e comparar a foto dele com as que constam na sua página em redes sociais.
No Facebook, o jovem se diz adepto de artes marciais, como muay thai e jiu-jitsu, das quais compartilha páginas. É fã de Renato Russo, Paulo Coelho e Anderson Silva. Fotos na rede mostravam o estudante abraçado com amigos antes do protesto. (Da Folha)
Fonte: Blog Elba Galindo 

A polêmica “Cura Gay”: Feliciano ameaça rebelião evangélica

 
Com um discurso inflamado, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP), ameaçou nesta quarta (19), uma rebelião da bancada evangélica caso o governo interfira na votação do projeto conhecido como “cura gay”.
Ao negar que a aprovação da proposta na comissão tenha sido uma provocação aos manifestantes que tomam as ruas de vários estados, o deputado disparou ataques à ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que prometeu mobilizar o governo para evitar que a proposta avance na Casa.
Feliciano recomendou “juízo para a dona ministra”, disse que ela “mexe onde não devia” e a aconselhou a procurar a presidente Dilma Rousseff porque “no próximo ano” tem eleições.
Ontem foi a vez de o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, seguir a posição de Maria do Rosário e criticar a aprovação do projeto de lei de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO) que permite a psicólogos oferecer tratamento para a homossexualidade. “Não é correto um projeto de lei querer estabelecer cura para aquilo que não é doença. Acredito que essa Casa, que fez a Constituição e o SUS (Sistema Único de Saúde), certamente (…) vai julgar que um projeto não pode estabelecer cura para aquilo que não é doença”, disse Padilha após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
O texto precisa ainda passar pelas comissões de Seguridade Social e Constituição e Justiça. Padilha disse que conversou sobre o tema com os presidentes dos dois grupos e disse acreditar que a questão será tratada “de forma sensata” nelas.
Feliciano incluiu Padilha em suas ameaças. “Estamos sendo achincalhados. Quero saber se os ministros Maria do Rosário e Alexandre Padilha falam em nome da presidente Dilma. Se estiverem falando, vamos tomar providências. Estamos nos sentido rejeitados, agem por preconceito só porque somos evangélicos”, queixou-se ele, no plenário.
Antes, o aviso foi mais explícito: “Queria aproveitar e mandar um recado: dona ministra Maria do Rosário dizer que o governo vai interferir no Legislativo é muito perigoso. É perigoso, dona ministra, principalmente porque ela mexe com a bancada inteira”, afirmou. Segundo o deputado, Maria do Rosário deveria procurar a presidente Dilma  antes de falar. “A ministra falar que vai colocar toda a máquina do governo para impedir um projeto, acho que ela está mexendo onde não devia. Senhora ministra, juízo. Fale com a sua presidente porque o ano que vem é político”, completou.
Em 2010, um dos motivos apontados para a campanha presidencial ter ido para o segundo turno foi a onda de boatos entre eleitores religiosos contra Dilma.
Recurso O vice-líder da minoria na Câmara, o deputado federal Simplício Araújo (PPS-MA), ingressou ontem com recurso contra a aprovação da “cura gay”. No recurso ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o parlamentar afirma que Feliciano usou de manobra antirregimental ao colocar em votação a proposta, atropelando o regimento. (Do Estado de Minas)

Protestos chegam ao interior de Pernambuco


 
A onda de protestos que tomou conta das principais capitais do Brasil chegou ao interior de Pernambuco. A partir desta quinta-feira (20), diversas cidades do Sertão e do Agreste do estado terão protestos de estudantes. O número de quantos municípios farão algum tipo de movimento é incerto, uma vez que a cada minutos novos eventos são criados na rede social Facebook, principal canal de comunicação dos manifestantes.
Petrolina
Ação conjunta entre os municípios do Vale do São Francisco, dentre eles Juazeiro, localizado na Bahia. Intitulado “O Vale Acordou” o protesto tem concentração prevista para às 16h na praça da Bandeira em Juazeiro de onde seguem para Petrolina. Serão 20 minutos de caminhada e a expectativa é reunir mais de mil pessoas. “Dentro dessa onda do nacional resolvemos organizar essa mobilização. A pauta principal é melhoria no transporte público, mas tem outras questões como saúde e educação que serão abordadas em outros momentos. A pretenção é que o movimento permaneça”, comentou a jornalista Clêilma Souza, que tem feito trabalho de assessoria de imprensa do movimento.
Garanhuns
Os manifestantes se concentrarem às 16h, na frente do Parque Euclides Dourado. A ação foi denominada de Luta Nacional Contra o Aumento das Passagens e Valorização da Democracia. Na página,  foram postadas uma série de orientações para quem pretende participar da marcha. Entre elas está a orientação para que sejam estudados,  anteriormente, “direitos e deveres para que seja feita, corretamente, a defesa perante qualquer abordagem policial”.
Arcoverde
A concentração será às 17h em frente ao Sesc. Os manifestantes querem caminhar até a Praça da Bandeira, onde ocorrerá a abertura do São João da cidade. Os organizadores optaram por fazer um grupo fechado no Facebook para falar sobre o assunto.
Caruaru
Mais de sete mil pessoas confirmaram presença no protesto neste sábado (22) , via Facebook no ato de protesto. O evento na rede social foi criado com o nome “Não é só pelos centavos“. Entre as reivindicações expressas estão a transparência nos projetos aprovados na câmara dos vereadores, segurança, melhoria de salário dos professores e qualidade do transporte público.
Petrolândia
A  hastag, que também dá nome ao grupo de Facebook anuncia: será a primeira manifestação política de Petrolândia. A manifestação está prevista para ocorrer às 9h, desta sexta-feira (21) com concentração no mercado público da cidade. Foram confirmados, até o momento, quase 600 participações. A cidade tem pouco mais de 30 mil habitantes.
Serra Talhada
Na página a convocação é direta: “À luta, Serra Talhada”. A concentração é no pátio da feira, às 16h30. Foi pedido aos internautas que apenas confirmassem presença se realmente estivessem dispostos a ir ao ato. Até o momento, quase 1.500 pessoas apareciam como “estarão presente”. (Do Diário de Pernambuco)

terça-feira, 18 de junho de 2013

Eduardo Campos diz que, se fosse mais jovem, também participaria do protesto



Se fosse mais novo e não ocupasse uma posição política de destaque no Estado, o governador Eduardo Campos revelou que também participaria dos protestos por um #brasilmaisjusto durante a coletiva para anunciar a redução das passagens de ônibus no Grande Recife, na manhã desta terça (18), informa o NE10.
“Claro que eu iria a uma manifestação dessa se eu tivesse a idade deles e não estivesse nesta posição”, se referindo aos estudantes, maioria dos ativistas. O governador considera as manifestações legítimas e já disse que a polícia não deverá usar de violência para conter os mais fervorosos. (Foto: Reprodução)
Fonte: Blog Elba Galindo

Onda de protestos é comparada às Diretas Já e aos caras-pintadas


Uma onda gigante de protestos avança pelo país e ontem varreu pelo menos dez capitais e algumas dezenas de cidades do interior. Nos bastidores políticos e dos próprios movimentos, era inevitável a comparação com os dois maiores movimentos populares ocorridos no país nos últimos 30 anos: o Diretas Já, que em 1983 e 1984 pedia eleições diretas no Brasil, e o dos caras-pintadas, que mobilizou os estudantes no decorrer de 1992 pelo impeachment do então presidente Fernando Collor. Desta vez, porém, os manifestantes, convocados 100% pelas redes sociais, não querem ir às urnas nem derrubar a presidente Dilma Rousseff. O estopim do momento são os reajustes da passagem de ônibus e os gastos excessivos com a Copa do Mundo e a Olimpíada.
Em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Vitória, Belém, Porto Alegre, Curitiba e Maceió uma multidão ocupou as ruas. Na capital federal, o protesto culminou com a invasão do Congresso Nacional, símbolo maior da política do país. No Palácio da Alvorada, a presidente Dilma acompanhou o movimento e a atuação da polícia nas cidades. Segundo a ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas, Dilma considera “legítimas e próprias da democracia” as manifestações em várias cidades do país. “E que é próprio dos jovens se manifestarem.”
Apesar das negociações entre manifestantes, polícia e governos, na tentativa de evitar atos violentos como os ocorridos semana passada na capital paulista – que repercutiram negativamente pelo mundo –, a promessa de protesto pacífico não vingou e os confrontos voltaram à cena em alguns momentos e o clima de tensão imperou no Rio, Brasília e Belo Horizonte.
Durante todo o dia, políticos, como ex-presidentes, ministros e parlamentares, a exemplo dos jovens manifestantes, usaram as redes sociais para opinar sobre os protestos. “Ninguém em sã consciência pode ser contra manifestações da sociedade civil porque a democracia não é um pacto de silêncio, mas sim a sociedade em movimentação em busca de novas conquistas”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mais cedo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) usou seu perfil no Facebook para falar pela primeira vez sobre o movimento: “Os governantes e as lideranças do país precisam atuar entendendo o porquê desses acontecimentos nas ruas. Desqualificá-los como ação de baderneiros é grave erro. Dizer que são violentos nada resolve”. Ao lado da mensagem, o ex-presidente postou uma foto do Diretas Já, na Praça da Sé, em São Paulo, em 1984. Pelo Twitter, o especialista em marketing político Gaudênio Torquato afirmou que a multidão lembra os caras-pintadas na época de Collor. “Momentos históricos”, postou.
Em São Paulo, a Defensoria Pública entrou com uma ação judicial contra a figura da “prisão para averiguação”, muito usada na época da ditadura e adotada por delegados na quinta-feira passada para prender cerca de 150 manifestantes. Esse tipo de prisão, segundo os defensores, é considerado ilegal, extinto pela Constituição de 1988. Líderes do movimento chegaram a publicar no fim se semana nas redes sociais um manual de comportamento. Com orientações jurídicas, o texto ensina, entre outras coisas, as “cinco maneiras de ajudar sem sair de casa” e as “15 dicas para quem vai às ruas protestar”. O perfil “Occupy São Paulo”, autor do manual, pede, no entanto, um protesto pacífico: “Lute, mas não recorra à violência”. (Do Diario de Pernambuco)
Foto: AFP
Fote: Blog Elba Galindo

Brasileiros tomam as ruas do país contra corrupção, gastos públicos na Copa das Confederações e por mobilidade urbana



Uma série de manifestações mobilizou milhares de brasileiros em diferentes cidades do país nesta segunda-feira (17). Em São Paulo, os protestos reuniram pelo menos 30 mil pessoas, como informa a Agência Brasil.
No Rio de Janeiro, ainda não há estimativas oficiais, mas a Cinelândia ficou tomada de manifestantes. Em Belo Horizonte, entre 18 mil e 20 mil pessoas. Em Brasília, cerca de 10 mil pessoas estão concentradas na Esplanada dos Ministérios e parte dos manifestantes chegou a subir a rampa e está neste momento na cobertura do Congresso Nacional.
Com o mote “Não são apenas 0,20 centavos”, além de se posicionar contra o preço do transporte público, os protestos criticaram a condução da política brasileira, a corrupção, os gastos públicos com as obras para as copas das Confederações e do Mundo de 2014.
As manifestações começaram a tomar corpo na última semana após as ações da Polícia Militar (PM), em São Paulo, que reagiram aos manifestantes contrários ao aumento da tarifa de transporte público na capital paulista. O episódio levou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo a questionar a atitude da PM.
Em São Paulo, os manifestantes se concentraram no Largo da Batata e depois ocuparam as oito faixas da Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Ao contrário do que ocorreu na última manifestação, na quinta-feira (13) – quando a presença da PM foi ostensiva – ativistas e policiais entraram em acordo e, até o momento, não houve registro de conflito.
No Rio de Janeiro, as dezenas de milhares de manifestantes marcharam pela Avenida Rio Branco e se dirigiram à Cinelândia, na região central da cidade, onde ocuparam as escadarias da Biblioteca Nacional e da Câmara de Vereadores. De lá, seguiram pela Avenida Almirante Barroso em direção à Avenida Presidente Antonio Carlos até a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Houve confronto com a polícia e algumas pessoas queimaram um carro e depredaram uma viatura da PM.
Na capital mineira, a concentração do protesto teve início na Praça 7, no centro da capital. De lá, os manifestantes se dirigiram à Arena Mineirão, onde foi disputada nesta segunda a partida entre Nigéria X Taiti, pela Copa das Confederações.
Em Brasília, o protesto começou às 17h. Os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República e, de lá, marcharam em direção ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. No momento, eles estão na cobertura do Congresso e tomam também o gramado em frente ao Parlamento.
Apesar do caráter pacífico das manifestações, ressaltado pela palavra de ordem “Sem violência”, entoada em todos os protestos, confrontos entre policiais e manifestantes foram registrados em Belo Horizonte, em Brasília e no Rio de Janeiro.
Também houve registro de protestos em Fortaleza, em Curitiba, em Porto Alegre, em Salvador, em Belém e Campinas. Nós próximos dias, as manifestações, convocadas por meio das redes sociais, devem prosseguir.

Famosos protestam por mudanças no Brasil

Os atores Thaila Ayala, Paulinho Vilhena, Mayana Neiva, Carmo Dalla Vecchia, Fernanda Rodrigues e Miguel Rômulo se mobilizaram nas redes sociais para protestar utilizando a hastag #mudaBrasil e #dóiemtodosnós. Eles postaram, na noite do domingo (16), imagens em que aparecem com o olho roxo, fazendo referência à repórter do jornal Folha de São Paulo Giuliana Vallone, que foi atingida por uma bala de borracha durante manifestação em São Paulo.
As imagens foram produzidas pelo fotógrafo Yuri Sardenberg e fazem parte do protesto fotográfico Dói em Todos Nós.

“Vivi muito anos metendo o pau no que achava que estava errado nesse país, na nossa política, criticando e sentindo falta de fazer algo a mais, sentindo falta de atitude da população, de nós brasileiros acomodados. O país do futebol e carnaval, do “tudo tem um jeitinho”, da malandragem! Me senti enojada e envergonhada muitas vezes e agora sinto repulsa de toda essa sujeira e maquiagem feita o tempo todo no nosso país. Principalmente do que esta acontecendo agora! Tenho pena das pessoas que não tem informações, nada além dessas notícias deturpadas e que ainda acham que tudo isso é arruaça por 20 centavos! Acorda, Brasil! Essa é nossa chance de mudar, de crescermos, de brigarmos por uma educação decente, saúde, segurança. Chega de impunidade, de mensalão, de políticos podres de ricos comprando iates com nosso dinheiro. CHEGA de obras bilionárias que nunca chegam a fim para que possam roubar mais e mais, chega de se calar, chega de aceitarmos tudo o que nos é imposto! Vamos as ruas, vamos as janelas, vamos as redes sociais, vamos gritar, vamos nos unir, porque juntos conseguimos ir mais longe! Chega de violência seus policias, pois já sabemos que estão passando em cima de gente com moto, carro, e o que tiver na frente, que estão quebrando seus próprios carros pra colocar a culpa em quem está lutando para um futuro melhor para seus filhos! Agora é a hora de lutarmos por um país livre, pelo direito da democracia, contra essa ditadura e essa opressão ridícula e vergonhosa! #doiemtodosnos #mudabrasil”, escreveu Thaila Ayala no seu Instagram. (Do Diario de Pernambuco)
Fotos: Reprodução Instagram
Fote: Blog Elba Galindo

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Quase 12 mil brasileiros aderem ao Minha Casa Melhor, nos primeiros quatro dias

Nos quatro primeiros dias desde o lançamento da linha de financiamento especial Minha Casa Melhor, na última quarta-feira (12), quase 12 mil pessoas contrataram crédito para financiar a compra de móveis e eletrodomésticos. O balanço foi feito hoje (17) pela presidenta Dilma Rousseff, durante o programa semanal Café com a Presidenta.
Dilma lembrou que a linha especial, voltada a beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, permite às famílias financiar até R$ 5 mil, com taxa de juros de 5% ao ano e prazo de até 48 meses para pagar. Haverá desconto de 5% na nota fiscal sobre os preços à vista e as prestações poderão ser pagas por meio de boleto bancário ou débito em conta. A presidenta ressaltou que todas as famílias que estiverem em dia com as prestações do Minha Casa, Minha Vida, independentemente da renda, podem pedir o crédito do Minha Casa Melhor.
A presidenta ressaltou que para ter acesso à linha de crédito, as famílias que já assinaram o contrato e receberam a casa do Programa Minha Casa, Minha Vida devem pedir o cartão da Caixa para financiar a compra dos móveis e dos eletrodomésticos. Quem entrar para o programa a partir de agora vai receber o cartão de compras logo que assinar o contrato da casa nova.
Para solicitar o crédito e ter mais informações sobre o Minha Casa Melhor o governo disponibilizou o telefone 0800-7268068. Desde quinta-feira, foram registradas 150 mil ligações. Os interessados também podem contratar o serviço ou esclarecer dúvidas diretamente nas agências da Caixa e do Banco do Brasil. O site do programa na internet é www.minhacasamelhor.com.br. Fonte: Blog Bodocó na Net

Educação de PE lança mais 359 vagas de até R$ 3 mil

A Secretaria de Educação de Pernambuco lançou, no Diário Oficial do Estado do último sábado (15), a abertura da seleção pública simplificada para contratação temporária de 359 profissionais de nível superior e médio. São 320 vagas para educadores, oito vagas de nível superior e 31 de nível médio, para atuarem no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano).
Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos e disponibilidade para viajar. A seleção será composta por análise de experiência profissional e de títulos. Aos portadores de necessidades especiais será reservado o percentual de 3% do total de vagas ofertadas.
Há vagas de nível superior para quem possui graduação em qualquer área, graduação em pedagogia, sociologia, serviço social, ciência da computação, engenharia da computação, informática, turismo, hotelaria, tecnologia de gestão de turismo, hospedagem, administração, engenharia de alimentos, nutrição, gastronomia, letras, entre outras.
Os cargos são de diretor de pólo, técnico de nível superior, técnico de nível médio, professor de áreas específicas, educador de ciências humanas, professor de educação profissional e interprete de libra.
As vagas são para as cidades de Barreiros, Araripina, Salgueiro, Petrolina, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Palmares, Recife, Arcoverde, Limoeiro, Nazaré da Mata, Floresta, entre outras.
A seleção será válida por um ano, prorrogável por igual período, a partir da data de homologação do seu resultado final. A contratação temporária será válida por até 12 meses, prorrogáveis por igual período. As inscrições serão recebidas de 05 a 14 de julho, através do site da Secretaria de Educação (www.educacao.pe.gov.br). A taxa de participação é gratuita. Os salários variam de R$ 1.200,00 a R$ 3.000,00, por 30 ou 40 horas semanais.
Fonte: Blog Bodocó na Net

Feirão da Casa Própria bate recorde de vendas no Cariri

 
Cerca de R$ 300 milhões em imóveis novos, usados ou na planta, foram negociados durante o último final de semana, no 9º Feirão Caixa da Casa Própria, como informa o Diário do Nordeste.
O evento foi o maior já realizado na região, em quantidade de imóveis ofertados, cerca de 2.500, e chega acima do dobro do ano passado, em que foram financiados mais de R$ 111,5 milhões. Também contou com um público superior em 60%, em relação ao ano passado. De acordo com a superintendência regional da Caixa, que avalia o feirão no Cariri como um sucesso, 16 mil pessoas estiveram no feirão.
A abertura da feira aconteceu no último sábado, no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, já contando com um grande público desde a sua abertura. A oferta de imóveis, a maior parte novos, envolveu a participação de corretores e construtores da região, com casas sendo ofertadas de vários municípios, inclusive de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Segundo o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Antonio Carlos Franci, o feirão ocorreu em todo o Brasil, iniciado no Estado, em Fortaleza, com encerramento no Cariri.
O gerente regional de Construção Civil do Norte e Sul do Estado do Ceará da CEF, Lucas Ferreira de Castro, afirma que para essa edição, foram cadastrados o dobro de imóveis em relação ao ano passado.
Quem contratou o financiamento imobiliário, no período do Feirão, poderá pagar a primeira prestação a partir de janeiro de 2014.
A condição é válida para financiamentos com recursos do FGTS e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que forem concedidos durante a feira e assinados até o dia 28 de junho.
Para requerer o crédito para casa própria, o cliente teve de levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da Caixa e, inclusive nos finais de semana. E ainda é possível fazer simulações do crédito imobiliário no endereço www.caixa.gov.br.

Prefeituras pernambucanas com “menos lenha” para queimar no São João



São João, São Pedro e Santo Antônio terão que ser compreensivos este ano. Uma das comemorações mais tradicionais do Nordeste, os festejos juninos, que homenageiam esses três santos, serão mais comedidos em diversas cidades do interior de Pernambuco. Um exemplo emblemático é Caruaru, que estampa o slogan de maior São João do mundo. Apesar de a prefeitura tentar espantar as versões de que estaria com dificuldades financeiras para realizar a festa, a previsão de gastos atesta uma redução de pelo menos R$ 1 milhão em relação a 2012. “Renegociamos contratos e conseguimos baixar alguns preços. Nossa preocupação é não ficarmos com contas a pagar para depois”, argumentou o diretor da Fundação de Cultura de Caruaru, Djair Vasconcelos.
O principal desafio dos prefeitos dos municípios pernambucanos tem sido firmar parcerias privadas para tentar superar a escassez de recursos devido à crise econômica gerada pela maior seca das últimas cinco décadas. Soma-se a isso, na alegação dos gestores, a diminuição de repasses de recursos federais – entre eles o Fundo de Participação dos Municípios -, sobrando menos dinheiro para a cidade entrar com contrapartidas. Em muitos casos, para não suspender o São João, as prefeituras reduziram o número de dias de festejos e recorreram a pedidos de ajuda ao governo estadual. Trinta e quatro municípios estão em uma espécie de lista de “socorro junino” ao governo do estado, através da Casa Civil. A ajuda deve vir na forma de custeio de atrações.
“Está tudo caminhando, mas houve uma contenção no orçamento e tivemos que adequar tudo. Passamos de sete para quatro dias de festa. O apoio do governo será fundamental”, comentou o secretário de Cultura e Turismo de Salgueiro, Eugênio Cruz. Localizado no Sertão pernambucano, o município estima gastar R$ 500 mil com a festa de São João, menos da metade dos R$ 1,2 milhão aplicados no ano passado. “Nosso compromisso é o de viabilizar a economia e não agradar com festas. Mas essas festas também ajudam a movimentar a economia da cidade”, completou Cruz. Salgueiro foi um dos municípios consultados pelo Diario para falar sobre o assunto.
No Agreste, Sanharó por pouco não ficou sem São João. A saída foi apostar em bandas menos conhecidas. A economia esperada é de R$ 200 mil em uma festa que já chegou aos R$ 300 mil em épocas anteriores. “Vivemos da pecuária leiteira e quase 70% do nosso rebanho se perdeu, seja por morte ou levado para outros lugares”, explicou o prefeito Fernando Fernandes (PCdoB). (Informações e arte do Diario de Pernambuco)
O que algumas cidades de Pernambuco têm feito para garantir a festa de São João:
Araripina
Deve reduzir em 50% os gastos.
Diminuiu em dois dias o calendário da festa.
Caruaru
Estima reduzir de R$ 10 milhões para R$ 9 milhões os gastos.
70% dos recursos vêm do governo estadual e federal, além de parcerias privadas.
30% serão da contrapartida do município.
Salgueiro
Redução de gastos de R$ 1,2 milhão para R$ 500 mil.
Serão quatro dias de festa, em vez de uma semana.
Fonte: Blog Elba Galindo

domingo, 16 de junho de 2013

Preocupado com o abastecimento de água na zona rural, prefeito Cezar se reúne com exercito para intensificar Operação Carro-Pipa

dd
O Operação Carro-Pipa (OCP) do Exercito Brasileiro – 72º BIMTz – Petrolina, apoiada pelo Ministério da Integração Nacional, finalmente, iniciou sua atuação no município de Ouricuri desde o dia cinco de junho, depois de muitos esforços empreendidos pelo Prefeito Cezar de Preto e o Secretário de Produção Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Paulo Pedro de Carvalho, que também buscaram apoio de muitas outras, autoridades, lideranças políticas e amigos.
Neste primeiro mês de junho foram contratados os veículos, que estão atuando no abastecimento das comunidades rurais. Mesmo antes do inicio do abastecimento das comunidades, a equipe do Exército já estava em ação, junto à equipe da Secretaria Municipal de Produção, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e a Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC), preparando e organizando todos os detalhes para agilizar esta importante ajuda humanitária às populações afetadas com a seca.
Nesta quinta-feira (13), o Tenente Natálio, e outros membros do exército, estiveram reunidos, em Ouricuri com o Prefeito Cezar de Preto e a equipe da Secretaria de Produção Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, para tratar sobre alguns problemas encontrados nestes primeiros passos da operação no município, como a dificuldade de encontrar água potável disponível em quantidade para o abastecimento pela Operação Carro-Pipa.
De acordo com o prefeito, a conversar foi muito proveitosa, e a perspectiva é que a operação ganhe efetividade e qualidade cada vez mais no município, garantindo uma ajuda qualificada às comunidades rurais.
Da Assessoria. Fonte: Blog Bruno Morais

Ministro Fernando Bezerra Coelho inaugura centro econômico em Serrita

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, inaugurou, nesta sexta-feira (dia 14), a segunda etapa do Centro de Atividades Econômicas de Serrita. Às 19h40, participou do evento que oficializou a entrega da segunda etapa do Centro de Atividades Econômicas de Serrita, ampliação financiada pelo Governo Federal.
O centro foi construído há pouco mais de dois anos, quando o próprio ministro Fernando Bezerra Coelho era o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado. Neste meio tempo, a área se tornou um dos principais polos de evento da região – sendo usado atualmente por pecuaristas de pelo menos 15 municípios, para a realização de feiras e eventos.
“São por iniciativas deste tipo, com o olhar voltado para o futuro e o desenvolvimento do Sertão, que o ministro Fernando Bezerra Coelho serve como modelo para mim e para outros políticos daqui”, diz o prefeito de Serrita, Carlos Cecílio, que cumpri seu quarto mandato na administração municipal e conhece o ministro desde que ele era prefeito de Petrolina. “Hoje vemos que, à frente Ministério da Integração Nacional, Bezerra continua presente no Sertão, trazendo cisternas, barragens e sistemas de abastecimento para todas as cidades, com o objetivo de amenizar a forte seca que vivemos”, completa o prefeito.
A segunda etapa do Centro de Atividades Econômicas de Serrita custou cerca de R$ 944 mil, sendo R$ 926 mil provenientes do Ministério da Integração Nacional. A ampliação contempla a construção de curral de manejo, saneamento, banheiros, casa de forragem, palco e pavimentação, ampliando a capacidade do espaço de receber feiras e eventos na região.
Fotos: Rômulo Lima / Blog Bodocó na Net