Ads 468x60px

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tremor de terra assusta moradores de Belo Jardim

Um tremor de terra assustou os moradores de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, na noite desta quinta-feira (30). De acordo informações preliminares, o tremor foi percebido às 20h28. Há suspeita de que o abalo tenha sido sentido também em São Bento do Una e Caruaru. Ainda não há informações de vítimas ou desmoronamentos.
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), responsável pelo monitoramento de abalos sísmicos no Nordeste, ainda não se pronunciou sobre o tremor, mas muitos moradores aproveitaram as redes sociais para desabafar.
“Atenção, forte tremor de terra apavorou toda vizinhança do meu bairro, em Belo Jardim, PE. Moro próximo a uma falha geológica”, postou @NatalicioRM. “Tremor de Terra aqui em Belo Jardim. #pânico”, complementou a usuária @Andresa_Dagg.
O diretor da Clínica DIM, Maurílio Cavalcanti, de 34 anos, morador do Centro de Belo Jardim, estava ao telefone quando sentiu o abalo e não esconde a preocupação. “As janelas tremeram e teve um barulho de explosão, pensei até que fosse um transformador de energia, mas não faltou luz. Foi muito rápido e ainda assim angustiante. Fiquei pensando nas sociedades que sofrem constantemente com esses abalos, como acontece no Japão”, comentou. Ele estava em casa na hora do tremor. “Meus pais correram para a rua e lá encontraram muita gente. Todos muito assustados”.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco foi acionada para buscar informações sobre possíveis problemas causados pelo suposto abalo em Belo Jardim, São Bento do Una e Caruaru.(Diario de Pernambuco)
Fonte: Blog Elba Galindo

Justiça revoga liminar e mantém jogo entre Brasil e Inglaterra no Maracanã

 
A juíza Gracia Cristina Moreira, que responde pelo plantão judicial, autorizou no final da noite desta quinta-feira o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, de acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), como informa o Estadão. A procuradoria do Estado recorreu da liminar concedida na tarde desta quinta, que interditava o estádio por falta de segurança para o torcedor.
O governo do Estado informou que todos os requisitos de segurança para o amistoso foram cumpridos, mas por “falha burocrática” um dos laudos não havia sido entregue à Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj). O laudo foi apresentado ao plantão judicial.
A decisão pela interdição partiu de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual. O MP-RJ pedia a suspensão do jogo para “garantir a segurança” dos torcedores até que fossem apresentados laudos técnicos que comprovassem as condições do estádio em sediar jogos e eventos.
“Apesar das inúmeras solicitações feitas pelo MP-RJ, os laudos não foram entregues em sua totalidade, não havendo, até o momento, a comprovação de que o estádio apresenta os requisitos mínimos necessários para a realização de jogos ou eventos”, escreveu a juíza na primeira decisão.
O amistoso da seleção brasileira contra a Inglaterra acontecerá neste domingo, às 16 horas, e serve de preparação para a disputa da Copa das Confederações.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Pernambuco participa do Dia do Desafio com 22 cidades, entre elas Bodocó, Ouricuri e Trindade

Nesta quarta-feira (29), Pernambuco recebe o Dia do Desafio, um projeto mundial para incentivar a prática do exercício físico. No projeto, várias cidades do mundo competem simultaneamente mobilizando o maior número de pessoas a fazer exercícios físicos ao mesmo tempo.
Este ano, 22 cidades pernambucanas participam da competição: Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Triunfo, Petrolina, Camaragibe, Araripina, Surubim, Bodocó, Belo Jardim, Buique, São Lourenço da Mata, Brejão, Casinhas, Lagoa Grande, Ouricuri, Paudalho, Pesqueira, Santa Cruz da Baixa Verde, Trindade, Tupanatinga e Vertente do Lério. Elas enfrentam cidades do Brasil, de Cuba, da Costa Rica, Guatemala e Bolívia.
Uma central telefônica estará funcionando, ininterruptamente, de 0h às 21h, através do número 0800 321 1688, captando os registros de pessoas, grupos, associações, empresas, escolas. Vale caminhar, pedalar, alongar, correr, além dos jogos coletivos, como futebol, vôlei, basquete, handebol. Ganha quem conseguir envolver o maior percentual da população na prática, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva.
Durante todo o dia, as unidades do Sesc estarão com uma programação especial em vários pontos das cidades participantes, incentivando a mobilização da população e contabilizando a participação nas atividades físicas e esportivas. “É gratificante perceber a evolução do Dia do Desafio e a forma contagiante de como o projeto agrega valor para a qualidade de vida das pessoas que modificam seus hábitos em favor da saúde com o lazer saudável”, comenta a diretora da Divisão de Atividades Sociais do Sesc PE, Silvia Cavadinha. (As informações e foto são do site do Sesc-PE)
Fonte: Blog Bodocó na Net

Fiepe elabora proposta de política industrial para o Estado



A contribuição da Fiepe para a implantação de uma política industrial de Pernambuco será feita a partir de um detalhado estudo que contará com entrevistas a empresários, público e autoridades e também Governo do Estado, que sinalizou nesta segunda-feira (27) seu apoio ao trabalho. O projeto foi apresentado ao governador Eduardo Campos, pelo presidente da Federação, Jorge Côrte Real, o vice Ricardo Essinger e o diretor-financeiro, Felipe Coêlho.
Durante a reunião, na sede do governo estadual,  no Centro de Convenções, os representantes da FIEPE detalharam os objetivos do trabalho, que passam pela articulação da indústria existente no Estado aos novos empreendimentos; redução dos gargalos de infraestrutura; o enfrentamento às dificuldades com qualificação da mão-de-obra e apoio ao empreendedorismo.
“Queremos colocar a indústria na pauta do planejamento estratégico do Estado”, ressaltou Côrte Real. O trabalho conta com a consultoria da empresa Ceplan, com acompanhamento da economista e professora Tânia Bacelar. “Além do pioneirismo da Fiepe na construção de uma política industrial para o Estado, temos que ressaltar a sintonia dessa política com o cenário nacional”, afirmou Bacelar.
Nordeste – Apontado como o mais detalhado diagnóstico sobre a logística da região, o projeto Nordeste Competitivo – desenvolvido pela CNI, com apoio das federações estaduais – foi entregue ao governador Eduardo Campos. O estudo indica os problemas com transporte de carga nos nove estados nordestinos, e o impacto disso na produção.  O custo com logística chegou a R$ 30,2 bilhões, em 2010, ou seja, 6% do PIB da região, informou Olivier Girard, da Macrologística, consultoria que desenvolveu a pesquisa.
O governador Eduardo Campos parabenizou a iniciativa propositiva da Federação e se comprometeu em agendar reunião técnica para integração dos trabalhos com outros já desenvolvidos pelo Governo do Estado, entre eles o planejamento estratégico de longo prazo para Pernambuco. “E essa contribuição da Fiepe será importantíssima nessa construção”, afirmou. (Foto: Assessoria de Imprensa Fiepe)
Fonte: Blog Elba Galindo

Com número recorde de candidatos, Enem 2013 encerra inscrições

 
O Ministério da Educação encerrou na noite desta segunda-feira (27) as inscrições na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como informa o G1. Mais uma vez, o número de inscritos bateu recorde. Até as 19h45 desta segunda, o número chegou a 7.105.903 candidatos, segundo balanço do MEC.
No fim da manhã, o exame já havia batido o recorde de inscrições, superando o número registrado em 2012, com 5.971.290 inscritos, recorde até então, e as expectativas do governo para esse ano, que esperava receber 6,1 milhões de inscritos.
O pagamento da taxa, no valor de R$ 35, pode ser feito até esta quarta-feira (29). Quem não pagar vai perder a inscrição. Estudantes de escola pública ou membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio têm isenção no pagamento da taxa, feita por meio do sistema de inscrição. As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.
No início da madrugada desta segunda-feira, uma falha no site de inscrição do Enem fez aparecer a frase “inscrições encerradas”. O MEC afirma que o erro foi rapidamente corrigido e que em nenhum momento o sistema de inscrição foi encerrado.
Sobre o exame
Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.
O comprovante da inscrição estará disponível no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.