Ads 468x60px

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Secretaria de Saúde de Ouricuri confirma contratação de médicos para comunidades rurais

A Secretaria Municipal de Saúde de Ouricuri confirmou a contratação de novos médicos para o atendimento na zona rural do município, como informa o Blog Elba Galindo. O povoado da Extrema será atendido pelo médico Dr. Alexandre Vieira Alves, que assumirá suas atividades na UBS no próximo dia 05.
A coordenadora de Atenção Primária do município, Maria do Carmo, informa ainda que o Distrito de Barra de São Pedro também foi beneficiado com a contratação de um profissional de saúde. O atendimento ficará sob responsabilidade do médico Dr. Roberto, que assume a unidade de saúde no dia 10 de junho. De acordo com a assessoria da Prefeitura, o povoado do Vidéo será a próxima comunidade a ter um médico contratado.
De acordo com o prefeito Cezar de Preto, “quem ganha com isso é o povo. Estamos levando saúde de qualidade às comunidades do interior do município. É mais do que uma obrigação nossa, é um compromisso. A população só tem a ganhar com a chegada desses médicos a essas comunidades”, destacou.
Fonte: Blog Bodocó na Net

Municípios de Pernambuco, São Paulo e Piauí realizam novas eleições no dia 2 de junho

 
Em 2 de junho, mais de 67,8 mil eleitores de cinco municípios voltarão às urnas para escolher seus prefeitos. As novas eleições são necessárias devido à anulação dos pleitos realizados em outubro do ano passado. Em São Paulo, os municípios que terão novas eleições são Cananéia e General Salgado. Em Pernambuco, também são dois: Primavera e Santa Maria da Boa Vista. E no Piauí, apenas o município de Simões tem o pleito marcado para esta data.
Em todas essas cidades, a eleição foi anulada pela Justiça Eleitoral porque o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos em outubro de 2012 teve o registro de candidatura indeferido.
Pernambuco
No município de Primavera, a impugnação do mandato do prefeito eleito, Rômulo César Peixoto (PRTB), aconteceu porque ele foi acusado de compra de votos. Após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o segundo colocado, Jadeíldo Gouveia (PR), foi empossado na Prefeitura, mas uma liminar do TSE não permitiu que ele fosse diplomado prefeito do município, também com base na Lei da Ficha Limpa.
Primavera conta com 10.219 eleitores aptos a participar deste novo pleito, e quatro candidatos concorrerão à vaga na Prefeitura: Fernando Antônio Feitosa Cavalcanti, o “Fernando Dentista” (PDT); Tânia Maria Dória de Souza Santos Barros, a “Dra. Tânia” (PSC); Jadeildo Gouveia da Silva, o “Galego Do Gás” (PR); e Severina Moura Batista Peixoto, a “Naza Pão Com Ovo” (PRTB).
Na cidade de Santa Maria da Boa Vista, o prefeito eleito, Jetro Gomes (PSB), não foi diplomado e não tomou posse nas eleições de 2012 por ordem do TRE-PE. Jetro Gomes foi afastado do cargo pelas acusações de abuso de poder econômico e político e rejeição de contas públicas, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, o que gerou sua inelegibilidade.
O município tem 27.537 eleitores aptos a escolher seus representantes entre quatro candidatos ao cargo de prefeito da cidade: Antônio Pereira de Souza (PV), Eliane Rodrigues da Costa Gomes (PSL), Jetro do Nascimento Gomes (PSB) e Paulo Jorge da Silva Pontes (PRP).
Eleições no próximo semestre
Desde o inicio deste ano, foram realizadas novas eleições em 27 municípios de 11 Estados e já foram marcados novos pleitos para o mês de julho e agosto em mais 10 cidades. No dia 7 de julho, as novas eleições ocorrerão em oito municípios: Glória D’Oeste e Juara, no Mato Grosso; Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco; Crissiumal e São José do Ouro, no Rio Grande do Sul; e Figueirão, Jardim, Bela Vista e Caracol, no Mato Grosso do Sul. Até o momento, está marcado um novo pleito no dia 4 de agosto apenas em Marituba, no Pará.
Esses novos pleitos acarretam gastos adicionais e, desde o ano passado, a Justiça Eleitoral, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), passou a cobrar de prefeitos cassados as despesas com a realização das novas eleições para escolha dos chefes do Executivo municipal. Até o momento, foram ajuizadas 34 ações de ressarcimento referentes às eleições municipais de 2008. Juntas, essas ações somam mais de R$ 1,3 milhão de gastos com novas eleições realizadas. Novas eleições ainda podem ser marcadas em diversos Estados do país. (Fonte: TSE)

CISAPE viabiliza criação de junta médica regional e solicita currículos de médicos interessados

 
Com o objetivo de atender as necessidades dos municípios da região do Araripe, o Consórcio Intermunicipal de Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE) está viabilizando a criação de uma junta médica regional, localizada na cidade de Ouricuri.
A Secretaria Executiva do CISAPE solicita o envio de currículos de médicos nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia e Cardiologia.
Os currículos deverão ser entregues na sede do Consórcio, localizada na Avenida Fernando Bezerra, nº 1343 – Centro, das 08:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta-feira.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Perigo e descaso entre Bodocó e Ouricuri



Quem transita pelo trecho que divide as cidades de Bodocó e Ouricuri vê bem de perto o tamanho do descaso e do perigo que milhares de pessoas enfrentam. Além de aninais soltos, os enormes buracos dificultam o acesso e aumentam os riscos de acidente.
Estas são as cenas do abandono e descaso que os sertanejos enfrentam.
A pergunta que não quer calar: onde está o Departamento de Estradas de Rodagens de Pernambuco (DER-PE)?
Com a palavra, o DER-PE.
Fotos: Blog Elba Galindo
Fonte: Blog Elba Galindo

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ministério da Justiça anuncia recall de Tylenol em gotas



O Ministério da Justiça (MJ) divulgou nesta quarta-feira (22) nota informando que mais de 3 milhões de embalagens do medicamento Tylenol (paracetamol) 200 mg/ml – apresentação gotas fabricado entre dezembro de 2011 e novembro de 2012, devem ser recolhidas do mercado por apresentar a possibilidade de o gotejador da embalagem se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com risco de superdosagem do medicamento.
A campanha de recall começará na segunda-feira (27) e abrange 3.384.432 embalagens do produtos com numeração de lote, não sequencial, compreendida entre os intervalos PPL055 a RJL123, informa o MJ.
Conforme a nota, a Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda, fabricante do produto, protocolou campanha na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e informou que a superdosagem traz riscos de danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas. Os sintomas relatados foram sonolência e enjoos.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor. (Agência Estado | Foto: Reprodução)
Fonte: Blog Elba Galindo

Desoneração deve favorecer celular com acesso à internet



O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira (22) que o governo estima que pelo menos metade dos telefones celulares habilitados no País em 2014 serão smartphones, ou seja, equipamentos com acesso à internet 3G ou 4G, informa a Agência Estado. “A indústria do setor estima que este ano o porcentual já possa chegar a 35%, e a desoneração dos aparelhos deve ajudar”, acrescentou, durante palestra no 57º Painel Telebrasil, organizado pelo sindicato das companhias de telecomunicações.
Bernardo comentou ainda ter a percepção de que há uma grande vontade no Congresso para a aprovação da chamada Lei de Antenas, que facilitará a instalação de novas torres de telefonia móvel. “Acreditamos que possamos ver o texto aprovado ainda neste semestre”, voltou a dizer o ministro.
O ministro lembrou que o governo deve licitar no primeiro semestre de 2014 a faixa de 700 megahertz (MHz) para a telefonia e internet de quarta geração. Atualmente, o serviço já é oferecido na faixa de 2,5 gigahertz (GHz) em cerca de uma dezena de municípios, incluindo as cidades sede da Copa das Confederações.
ICMS - Bernardo voltou a dizer que o governo Federal irá procurar os Estados para propor a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para banda larga fixa. “Alguns Estados, como o Espírito Santo, já têm iniciativas nesse sentido. Estudos mostram que a redução do tributo aumenta a base de assinantes dos serviços, o que compensa a arrecadação estadual”, afirmou. (Foto: Reprodução)
Fonte: Blog Elba Galindo

Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do mundo na lista da Forbes

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, é a segunda mulher mais poderosa do mundo, atrás apenas da chanceler alemã Angela Merkel, segundo o ranking anual da revista Forbes, como informa a AFP.
Dilma, que ficou na terceira posição por dois anos consecutivos, alcançou o segundo lugar após a saída de Hillary Clinton do posto de secretária de Estado americano, o que fez a ex-primeira dama dos Estados Unidos cair para o quinto lugar.
Outra brasileira aparece entre as 20 primeiras da lista da revista americana: a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, no 18º lugar, duas posições à frente do espaço ocupado ano passado.
A chanceler alemã Angela Merkel lidera a lista da revista pelo terceiro ano consecutivo. Depois da presidente brasileira aparecem Melinda Gates – que preside ao lado do marido a Bill and Melinda Gates Foundation -, e a primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama.
Sobre Dilma, a Forbes ressalta que a presidente, com sua “ênfase no empresariado” tem inspirado “uma nova geração de empreendimentos”, apesar de muitos a criticarem por “favorecer políticas de desenvolvimento acima das preocupações humanitárias”.
Na metade de seu mandato, Dilma Rousseff tem “a tarefa de levar o país adiante após dois anos com as taxas de crescimento mais lentas em mais de uma década”. Dilma, primeira presidenta do Brasil, ocupava o 95º lugar no ranking da revista há três anos.
A lista anual inclui mulheres influentes na política, negócios, imprensa, entretenimento, tecnologia e organizações sem fins lucrativos, classificadas por “fortuna, presença na mídia e impacto”, segundo a revista.
A lista da Forbes conta com representantes de 26 nacionalidades, mas com um claro domínio americano.
A mais jovem do ranking continua sendo a cantora americana Lady Gaga (27 anos, 45ª) e a mais velha a rainha Elizabeth II da Inglaterra (87 anos, 40ª).
Foto: Reprodução
Fonte: Blog Elba Galindo

terça-feira, 21 de maio de 2013

Prefeitura de Ouricuri recupera máquina Perfuratriz e começa o trabalho de perfuração de poços no interior do município

Em um momento difícil, com vários problemas ocasionados pela estiagem, é preciso sensibilização dos governantes para garantir melhores oportunidades de convivência com a seca. Diante disso, os agricultores/as de Ouricuri tem muito que comemorar.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Produção Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, conseguiu a recuperação da Perfuratriz do município. O equipamento que é fundamental para a perfuração de poços, estava danificado volta a ser ativada. Essa ação vai proporcionar mais oportunidades ao homem e a mulher do campo.
Agora a prefeitura vai intensificar perfurações de poços por toda zona rural do município. Neste último sábado o Assentamento Josué de Castro foi a primeira comunidade a receber os trabalhos da maquina.
Para o prefeito Cezar de Preto esse é apenas o início dos trabalhos. “Agora as comunidades rurais de Ouricuri terão água com a perfuração de poços. Esperamos diminuir o sofrimento do nosso povo. Nós havíamos prometido anteriormente que a população do assentamento Josué de Castro seria a primeira a receber essa ação. Vamos fazer isso com todas as comunidades. O trabalho só está começando.”, garantiu o prefeito.
Da Assessoria Fonte: Blog Bodocó na Net

Abertas as inscrições para concurso da Secretaria de Trabalho de Pernambuco

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco abriu seleção pública para 121 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 1.000 a R$ 4.590.
As inscrições para o concurso podem ser feitas até 16 de junho através do site www.upenet.com.br. As taxas de inscrição são de R$ 50 para nível médio e R$ 80 para nível superior.
Os cargos de nível superior são para coordenador de unidade, advogado, analista administrativo, engenheiro civil, psicólogo, assistente social e pedagogo. A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 21 de julho nas cidades do  Recife, Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Palmares, Nazaré da Mata e Salgueiro.
Os contratos temporários terão validade de um ano e poderão ser prorrogados pelo mesmo período até, no máximo, seis anos. (As informações são do Blog Carlos Britto) Fonte: Blog Bodocó na Net

Prefeitura de Exu começa a convocar aprovados em concurso realizado em 2012

Após muita demora a Prefeitura de Exu começou a convocar lentamente os aprovados em concurso público realizado no ano passado, como informa o Blog Alvinho Patriota. Os nomes dos primeiros convocados, da área de saúde, foram publicados no último domingo (19) no Diário Oficial do Município.
Os convocados devem se apresentar na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Joaquim Ulisses, no centro, portando documentos como registros nos respectivos Conselhos Regionais, Certidão de Nascimento/Casamento, Título de Eleitor com comprovante de votação na última eleição, Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residências, entre outros.
Estão sendo convocados os aprovados nas áreas de Administrador Hospitalar (urbana), Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Farmácia (urbana), Auxiliar de Consultório Dentário (urbana), Bioquímico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Plantonista, Médico PSF, Repositor de Farmácia, Técnico em Enfermagem e Técnico em Raio X.
Foto: Samuel Morais
Fonte: Blog Bodocó na Net

TCE detecta os casos de profissionais que possuem até sete vínculos empregatícios



A Constituição Federal vem sendo burlada por 346 servidores municipais em Pernambuco. Em seu artigo 37, inciso XVI, a Carta Magna veda a acumulação remunerada de cargos públicos, abrindo exceção para professores – que podem ter dois cargos de professor ou um de professor e outro técnico ou científico – e profissionais de saúde – que podem ter dois cargos ou empregos privativos (desde que suas profissões sejam regulamentadas). Mas em quase 400 órgãos entre prefeituras, câmaras de vereadores, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, subsidiárias e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público municipal, tem gente que ainda carrega – em forma de contracheques – de três a sete vínculos.
O número, visto como muito alto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), já é metade do apurado em outubro de 2012, quando a Corte constatou que havia 686 servidores acumulando mais de dois empregos ou funções públicas. “Identificamos na folha de outubro do ano passado que 2.187 empregos ou funções vinham sendo acumulados. Só de prefeituras e câmaras foram notificadas sobre as irregularidades 169”, informou o coordenador de Controladoria Externa do TCE, Rômulo Lins.
O acúmulo de empregos ou cargos é um dos alvos dos auditores do TCE, que vêm realizando investigações desde 2009 nas folhas de pagamento dos órgãos públicos dos municípios pernambucanos. O assunto é grave e já levou alguns empregadores a tomarem providências ao serem notificados. Mas o assunto continua sendo uma dor de cabeça para o TCE, visto que o problema ainda é uma realidade em diversos municípios pernambucanos.
Além do drible na Constituição Federal, os servidores que acumulam mais de dois vínculos com o serviço público também impedem que essas vagas excedentes sejam preenchidas por outras pessoas. “Os afastamentos já renderam uma economia de cerca de R$ 3,3 milhões por mês, ou mais de R$ 43 milhões por ano (incluindo o 13º salário) aos municípios. Mas não é só o resultado econômico que deve ser perseguido e destacado como objetivo. O afastamento desses servidores irregulares permitirá que as vagas que eles deixaram (ou deixarem) sejam preenchidas por gente que hoje quer acesso a um emprego público e não consegue”, destacou Rômulo.
Na esfera municipal, não existe um procedimento padrão a ser adotado para que os órgãos públicos evitem a contratação ou nomeação de pessoas que já tenham dois ou mais vínculos com o poder público. A sugestão do próprio TCE é a de que seja exigida declaração do servidor de que ele não tem esses vínculos. “Se ele mentir, vai ficar caracterizada a má-fé do servidor, que vai se tornar inabilitado para a função pública, podendo ser demitido”, observou o auditor.
Na esfera federal, alguns passos já vêm sendo dados. Desde março deste ano, o servidor efetivo, aposentado ou beneficiário de pensão que for assumir cargo público acumulável na administração pública federal deverá informar, no ato de posse, o histórico da sua situação funcional. (Do Diario de Pernambuco)
Fonte: Blog Elba Galindo

Professores de Bodocó protestam contra o não recebimento do 13º salário

Dezenas de professores da rede pública municipal de ensino de Bodocó realizaram um manifesto contra o não recebimento do 13º salário. Em protesto, na manhã desta segunda-feira (20), eles se concentraram em frente ao prédio da Promotoria de Justiça de Bodocó.
Para tratar sobre o assunto o promotor de Justiça, Dr. Almir Oliveira Amorim, recebeu seis professores.
De acordo com a comissão de professores, diante da situação da falta de pagamento do 13º salário, os servidores decidiram apelar ao Ministério Público para tentar resolver o problema. “Estamos aqui para reivindicar os nossos direitos. O prefeito anunciou em meios de comunicação que pagaria o 13º, dividindo em quatro parcelas e que o pagamento da primeira parcela seria efetuado até o dia 30 de abril, mas até agora não recebemos nada. O pagamento ficou apenas na propaganda, afirmaram.
O promotor de Justiça informou aos professores que ouvirá todas as partes, acrescentando que a eventual responsabilidade será apurada para assim, instaurar o procedimento cabível.
As informações e fotos são do Blog Elba Galindo

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tema emancipação divide opiniões



O debate sobre a emancipação de distritos é tão antigo quanto polêmico. Prevista para esta semana, a votação do projeto de lei que estabelece os critérios nacionais para a criação de novos municípios irá regulamentar, de uma vez por todas, a questão em todo o território nacional, mas não encerrará a dúvida sobre a eficácia da medida para otimizar os resultados da gestões municipais e melhorar, de fato, a vida do povo. Um dos envolvidos nessa discussão e reticente com o alto número de propostas propondo a separação de cidades – em Pernambuco, tramitam 27 na Assembleia Legislativa – é o deputado federal Raul Henry (PMDB).
De acordo com o Jornal do Commercio, em 2007, ele chegou a apresentar um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) para tentar barrar a “farra” da criação de municípios nos legislativos estaduais enquanto não houvesse um marco nacional sobre o assunto. O peemedebista considera “legítimas” mobilizações populares pela autonomia dos distritos, como no caso de Cavaleiro, já que, segundo ele, têm como pano de fundo a carência de políticas públicas eficientes.
Porém, o parlamentar afirma que não há estudos que comprovem que os distritos que se transformaram em cidades alcançaram, necessariamente, um desenvolvimento econômico e social satisfatórios. Ele cita uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2002, mostrando que 86,6% dos municípios criados de 1988 até aquela data eram classificados como “economicamente insustentáveis”.
“A emancipação não traz necessariamente desenvolvimento. É preciso considerar que você vai tirar receitas públicas que cobrem serviços-fins para cobrir serviços-meios”, disse o deputado federal, referindo-se ao impacto do custeio de uma nova máquina municipal. Raul Henry também pontua que há casos em que o movimento em favor da criação de novas cidades está ligado a interesses eleitorais. Durante a votação do projeto 406/2008, na Câmara Federal, ele apresentará uma emenda que exigirá a comprovação de que o município a ser criado terá condições de custear todos os seus agentes políticos – do prefeito aos cargos comissionados – com receitas próprias.
Autor de projetos que preveem a transformação de três distritos em novas cidades em Pernambuco, o deputado Odacy Amorim (PT) tem outra avaliação. O petista sustenta que a emancipação traz desenvolvimento. Para embasar sua afirmação, cita os casos de Abreu e Lima e Camaragibe, antigos distritos que foram alçados à condição de cidades. “Eu vejo distritos que conquistaram autonomias financeira e administrativa se desenvolvendo. A emancipação é uma forma de construir, distribuir riqueza, melhorar a vida das pessoas. Eu acredito nesse princípio como forma de desenvolvimento”, argumenta.
Fonte: Blog Elba Galindo

Guilherme Coelho é eleito delegado do PSDB Nacional

 
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi eleito no sábado (18) presidente nacional do PSDB durante convenção do partido realizada em Brasília (DF).  Na mesma oportunidade, o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, foi escolhido como delegado do PSDB, com direito a voto na convenção nacional.
No encontro, Guilherme Coelho pôde constatar o clima de empolgação dos correligionários. “Era nítido o entusiasmo e animação de todos que estavam presentes. A gente percebe a integração dos membros da legenda em marcha para governar o Brasil”, relatou. Como a convenção reúne tradicionalmente grandes nomes do partido, o vice-prefeito teve a oportunidade de cumprimentar algumas personalidades políticas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, Geraldo Alcmin.
Em um contato rápido com Aécio Neves, Guilherme deixou pré-agendada uma conversa com o novo dirigente para falar sobre o semiárido nordestino. (Informações e foto: Ascom Guilherme Coelho)

Azul lança promoção com preços a partir R$ 59,90



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras está com passagens com preços promocionais para voos de partida e chegada no Recife, informa o Diario de Pernambuco. Os voos partindo da capital pernambucana para Campina Grande (PB), por exemplo, estão com tarifas a partir de R$ 59,90.
Outra promoção é o trecho Recife/Juazeiro do Norte (CE), que sai a partir de R$ 75,90, e Guarulhos(SP)/Recife, com preços partindo de R$ 189,90. O trecho Recife/Teresina (PI) sai a partir de R$ 199,90 e há passagens custando a partir de R$ 93,90 o trecho para viagem ao Rio de Janeiro (Galeão). A Azul transporta atualmente cerca de 57 mil clientes por mês na capital pernambucana, entre partidas e chegadas. São realizadas aproximadamente 23 decolagens diárias.
Atualmente, a companhia atende os seguintes destinos a partir do Aeroporto Internacional dos Guararapes: Aracajú, Confins (Belo Horizonte), Fernando de Noronha, Fortaleza, Rio de Janeiro (Galeão), Guarulhos (São Paulo), Maceió, João Pessoa, Natal, Salvador, Campina Grande e Campinas.
Segundo a empresa, haverá o mínimo de 50 lugares promocionais em cada voo e é necessário fazer reserva antes. Para mais informações ou para realizar a compra de passagens aéreas acesse o site www.voeazul.com.br ou entre em contato com o serviço de call center 4003 1118 ou em qualquer loja da Azul Viagens. (Foto: Reprodução)
Fonte: Blog Elba Galindo