Ads 468x60px

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Brasil vence e se classifica para final da Copa das Confederações


Semifinal Brasil x Uruguai

Foi sofrido, nervoso, mas pelo placar apertado de 2 x 1, o Brasil venceu o Uruguai e está classificado para a final da Copa das Confederações. A semifinal aconteceu no Mineirão, em Belo Horizonte.
Na partida, brilharam a estrela de Julio César, que logo nos primeiros minutos defendeu um pênalti cobrado por Forlán, de Fred e Paulinho, autores dos gols, o segundo já na marca dos 40 minutos do segundo tempo. Cavani diminuiu para os uruguaios.
A final será disputada no Maracanã, domingo (30), às 16h. O adversário sairá do confronto entre Itália e Espanha, que se enfrentam nesta quinta (27).

Recorde de público no São João do Vale: 90 mil pessoas cantam e dançam ao som de Jorge e Mateus

Eles ainda não tinham nem subido ao palco, a banda fazia ajustes finais no som e o público já cantava as musicas reconhecidas através dos acordes lançados. O público estimado pela Prefeitura de Petrolina na madrugada desta quarta-feira (26) é de 90 mil pessoas, maior registrado este ano. Quando a dupla Jorge e Mateus entrou foram ovacionados com um coral vibrante acompanhando “A hora é agora”, primeira música do repertório da dupla.
O Poeta cantador Flávio Leandro e Forró Pegado também foram atrações na noite desta quarta-feira.
Por Karina Paixão
Fotos: Janko  Moura- GRFM Fonte: Blog Bodocó na Net

Câmara derruba PEC que tentava limitar o poder de investigação do MP

A Câmara dos Deputados derrubou nesta terça-feira (25), por 430 votos a nove (e duas abstenções), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impedia o Ministério Público de promover investigações criminais por conta própria.
O texto da chamada PEC 37 (entenda) previa competência exclusiva da polícia nessas apurações. Com a decisão da Câmara, a proposta será arquivada.
Pela proposta de alteração na carta constitucional, promotores e procuradores não poderiam mais executar diligências e investigações próprias – apenas solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia. A rejeição da proposta era uma das reivindicações dos protestos de rua que se espalharam em todo o país.
Antes de iniciar a votação nominal, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez um apelo para que a proposta que limita o MP fosse derrotada por unanimidade.
“Tenho o dever e a sensibilidade de dizer a esta casa que todo o Brasil está acompanhando a votação desta matéria, nesta noite, no plenário. E por isso tenho o dever e a sensibilidade de declarar, me perdoe a ousadia, que seria um gesto importante, por unanimidade, derrotar essa PEC”, disse.
A votação foi acompanhada por procuradores e policiais, que ocupavam cadeiras na galeria do plenário da Câmara. Conduzidos pelo líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), promotor de Justiça licenciado, parlamentares tucanos ergueram cartazes no plenário contra a PEC 37. As cartolinas estampavam “Eu sou contra a PEC 37. Porque não devo e não tenho medo da investigação. A quem interessa calar o MP?”, indagava o manifesto.
Ao abrir a sessão extraordinária, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou que era necessário votar a PEC 37, mesmo sem acordo. “Lamentavelmente chegamos a 95% de acordo. Faltaram 5% para concluirmos um texto. Esta Casa demonstrou sua vontade de estabelecer um perfeito entendimento entre o Ministério Público e os delegados. Mas na hora que não foi possível, isso não poderia ser pretexto para não votar a PEC. Ela não poderia ficar pairando”, disse.
Henrique Alves disse ainda “ter certeza” de que os parlamentares voltariam a proposta pensando no que seria melhor para o país.“ Tenho certeza de que cada parlamentar estará votando de acordo com a sua consciência, para o combate à corrupção, o combate à impunidade”, disse
Em discurso no plenário, o líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente (RJ), destacou o papel das manifestações populares na derrubada da PEC 37. “Lá na CCJ da Câmara a maioria dos deputados era a favor da PEC 37. A maioria desse plenário era a favor da PEC 37. [...] Essa PEC vai ser derrubada pelo povo nas ruas”, afirmou.
Todos os partidos orientaram as bancadas para rejeitar a proposta.
Ao defender a rejeição da PEC 37, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), afirmou que o partido quer dar uma reposta às manifestações. “Ninguém quer acabar com o poder de investigar. Todos nós queremos que todos investiguem. Queremos dar uma resposta à sociedade, uma resposta às ruas. Não queremos que nenhuma criminalidade fique sem investigação”, afirmou.
Autor da PEC lamenta ‘rótulo’ – O autor da proposta, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), foi o único a defender o texto no plenário. Ele afirmou que a PEC 37 foi rotulada de forma “indevida” como sinônimo de “impunidade”.
“Essa PEC tramitou nesta Casa com 207 assinaturas, foi aprovada na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], foi aprovada na comissão especial. Lamentavelmente, num acidente de percurso, a PEC foi rotulada e alcançada por um movimento que nada tem a ver com sua propositura. Não é verdadeiro o rótulo de impunidade da PEC”. (Informações do G1 com foto da Agência Câmara) Fonte: Blog Elba Galindo

Engano? Após votar a favor da PEC 37, Sérgio Guerra pede desculpas a seus eleitores


Uma mensagem postada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) colocou o deputado federal pernambucano Sérgio Guerra (PSDB) em uma verdadeira saia justa após a votação da PEC 37., informa o Diario de Pernambuco. É que depois de orientar a bancada tucana a votar contra a proposta, o parlamentar apareceu na lista dos nove parlamentares que votaram a favor da lei, que foi derrubada com 430 votos contrários.
Sérgio Guerra chegou a postar mensagem no Twitter comemorando a derrubada da lei que retiraria do Ministério Público o poder de investigar. Em seu perfil na rede social, no entanto, Henrique Eduardo Alves publicou uma lista mostrando como votaram cada um dos deputados. Constrangido, Guerra publicou mensagem em seguida alegando que havia votado “sim”, mas por engano.

A postagem do parlamentar nas redes sociais acabou gerando repercussão negativa entre vários internautas, que acusaram Sérgio Guerra de ter mudado a versão por causa da lista divulgada. “Houve uma pequena confusão e eu errei meu voto na PEC 37. Tanto sou contra a proposta que a bancada do meu partido fechou voto contrário”, contou Guerra em sua página no Twitter. (Foto: George Gianni | Imagem Twitter: Reprodução)
Fonte: Blog Elba Galindo

terça-feira, 25 de junho de 2013

Após críticas, governo cogita recuar de plebiscito para reforma política


Após uma reunião com integrantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nesta terça-feira (25), o governo considera recuar da proposta de um plebiscito para convocar uma Assembleia Constituinte que debateria uma reforma política. A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, que também participou da reunião. A proposta de plebiscito tinha sido lançada pela presidente Dilma Rousseff na tarde desta segunda (24), em encontro emergencial com governadores e prefeitos de todo o País.
Segundo o ministro da Justiça, o governo ainda analisa a participação popular na discussão sobre a reforma política. Além de reunião com membros da OAB nacional, Dilma encontrará também o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Encontros com representantes de movimentos urbanos também estão marcados para esta terça.
Pela proposta da OAB, o plebiscito seria da própria reforma política. A população seria convocada para decidir sobre pontos específicos que depois seriam levados para o Congresso. Cardozo disse hoje que a presidente “não defendeu uma tese”, mas falou “genericamente” sobre a convocação de uma assembleia constituinte.
Disse ainda que Dilma está aberta ao diálogo e que está disposta a receber diferentes propostas. Na proposta da OAB não seria necessário mudar a Constituição, o que seria mais ágil. O conjunto de proposições envolve apenas elementos eleitorais, como o financiamento de campanha, eleição parlamentar em dois turnos e voto em lista.
Em entrevista, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coelho, disse que a presidente ficou sensibilizada com as orientações da entidade e convencida de que convocar uma constituinte exclusiva para fazer a reforma política no País não é o mais adequado.
“Sobre a Constituinte, levamos à presidente da República o risco institucional, o perigo para as nossas instituições de uma constituinte ser convocada. Buscamos demonstrar que é possível, necessário, urgente, mais rápido e efetivo fazer uma reforma política alterando a Lei das Eleições e a Lei dos Partidos Políticos, sem alterar a Constituição Federal”, disse Marcus Vinicius ao sair da reunião que teve com a presidente Dilma Rousseff na manhã desta terça.
Segundo Coelho, a presidente foi convencida de que não é adequado convocar uma constituinte porque isso atrasaria o processo da reforma política. “Temos de fazer um plebiscito para aprovar a própria reforma política. A população tem de dizer diretamente qual a reforma política que quer, e não um plebiscito para chamar a constituinte”, relatou. “Plebiscito para que o povo venha às urnas e diga a todos que quer a reforma política, que quer financiamento democrático, voto transparente, além de ampla liberdade expressão”, acrescentou. (Do NE10 com informações e foto da Agência Brasil)
Fonte: Blog Elba Galindo

Brasil vai abrir 12 mil vagas de residência médica até 2017

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (25) que até 2017 irá abrir 12 mil vagas de residência médica em todas as especialidades. A medida visa a ampliar o número de especialistas e zerar o déficit da residência médica em relação ao número de formados em medicina. As primeiras 4 mil vagas serão criadas até 2015.
A ampliação iguala o número de vagas de residência médica ao de postos na graduação. Na residência, o profissional se especializa em uma área médica como, por exemplo, cardiologia e pediatria. “A meta é chegar em 2018 com perspectiva de uma vaga de residência para cada médico formado no Brasil”, disse o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales.
A medida integra o conjunto de ações do ministério para melhorar a saúde pública no país e faz parte do pacto anunciado ontem (24) pela presidenta Dilma Rousseff em resposta às reivindicações surgidas nas manifestações nos últimos dias.
As medidas serão acompanhadas de um investimento anual de R$ 80 milhões em hospitais e unidades de saúde que expandirem programas de residência e R$ 20 milhões para infraestrutura, como reforma e estruturação de laboratórios e bibliotecas e também para aquisição de material permanente. Mais R$ 60 milhões serão destinados à manutenção dos programas de residência e formações dos profissionais que irão orientar os residentes.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os investimentos na área de saúde vão abrir nos próximos anos 35 mil postos de trabalho. “Não existe estratégia única para enfrentarmos o problema de levar mais médicos para perto da população”, disse. O ministro reforçou que, mesmo assim, será preciso contratar médicos estrangeiros para suprir a demanda por profissionais. “O Brasil precisa formar mais médicos e formar mais especialistas. Isso demora sete, oito anos, enquanto isso precisamos atrair médicos estrangeiros.O edital que estamos construindo chama médicos brasileiros e as vagas que eles não preencherem vamos chamar os estrangeiros”, explicou. (Agência Brasil)
Fonte: Blog Elba Galindo

Buracos entre Bodocó e Ouricuri: o problema aumenta a cada dia

Como se não bastassem os perigos de trafegar numa via praticamente sem acostamento e com diversos animais soltos durante o dia e à noite, quem precisa se deslocar entre as cidades de Bodocó e Ouricuri convive com a ameaça de prejuízos causados por buracos que têm aumentado a cada dia.

Até o gesso produzido na região tem sido usado para amenizar o problema, mas rapidamente, os buracos reaparecem.

No úlimo dia 7, um caminhão tombou na pista, no trecho mais crítico, onde os buracos tomam praticamente toda a proporção da pista.
Taxistas que por ali trafegam diariamente, tomaram a iniciativa de colocar gesso nos buracos maiores, na tentativa de minimizar os perigos, prevenindo assim a ocorrência de mais acidentes.
O descaso do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), responsável pela conservação da rodovia, já excedeu todos os limites.
Já que imagens falam mais que palavras, confira as cenas do acidente citado. A tradução do perigo que milhares de pessoas enfrentam diariamente:
Fotos: Blog Elba Galindo
Fonte: Blog Elba Galindo

Solicitação de registro profissional já pode ser feita pela web

 
A solicitação do registro profissional expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começou a funcionar nesta segunda-feira (24) para todos os estados brasileiros e deverá ser feita pela internet. Pelo Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb), o trabalhador tem de informar os dados pessoais e relativos ao registro pretendido, informa a Agência Brasil.
Cumpridas essas exigências, será gerado um número de solicitação discriminando a documentação a ser protocolada na superintendência do trabalho mais próxima do requerente. A partir daí, todo o processo pode ser acompanhado pela internet.
Até então, os trabalhadores das 14 categorias que dependem de registro para exercer a profissão tinham que solicitá-lo nas superintendências do trabalho, com a documentação exigida. Para retirar o documento, a superintendência estabelecia um prazo, sem que o profissional pudesse acompanhar o processo.
Desde o dia 29 de abril, o sistema via internet foi disponibilizado, numa primeira etapa, para Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Ceará (CE), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Paraíba (PB), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE) e Tocantins (TO). Hoje, o Sirpweb passou a valer também para os demais estados.
O registro profissional é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria, entre eles publicitários, jornalistas, artistas, radialistas, secretários e sociólogos. (Foto: Reprodução)

Em reunião com governadores e prefeitos, Dilma anuncia plebiscito por reforma política e novo pacto


Em reunião com prefeitos e governadores, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, uma série de medidas em resposta às mobilizações das últimas semanas, onde os brasileiros protestaram por melhores em vários setores. Ao abrir a reunião, a presidente agradeceu a atendimento imediato dos presentes. Segundo ela, mais que um debate, é preciso agora apontar soluções. “Buscamos soluções republicanas e participativas para problemas que afetam o povo”, disse a presidente.
Dilma destacou a importância de um primeiro pacto pela “estabilidade fiscal” e outro, por uma “ampla e profunda reforma política”, que amplie a “participação popular e os horizontes da cidadania”. A presidente propôs um “plebiscito popular que autorize o funcionamento de processo constituinte específico para fazer reforma política”. Dilma afirmou que vai propor a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política.
Dilma defendeu ainda “prioridade ao combate à corrupção de forma ainda mais contundente do que já vem sendo feito em todas as esferas”. Para a presidente, uma iniciativa fundamental para combater a corrupção é que se “crie uma nova legislação que classifique a corrupção dolosa como equivalente a crime hediondo com penas muito mais severas”.
MOBILIDADE - No aspecto da mobilidade urbana, a presidente decidiu destinar mais recursos para facilitar o transporte das pessoas, nas cidades. “Decidi destinar mais R$ 50 bi para novos investimentos em obras de mobilidade urbana”, disse. E ela admitiu que essa ação reflete demanda dos protestos realizados recentemente no País. “Essa decisão é reflexo do pleito por melhoria no transporte coletivo no nosso País”, afirmou.
SAÚDE – O terceiro pacto proposto pela presidente Dilma Rousseff aos governadores e prefeitos foi na área de Saúde. “Quero acelerar os investimentos já contratados em hospitais e Unidades de pronto atendimento”, disse Dilma, ao anunciar que o governo vai acelerar o envio de médicos para o interior e para a periferia das grandes cidades, onde não existem estes profissionais, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dilma, no entanto, informou que a prioridade para o preenchimento de vagas será para os brasileiros.  “Gostaria de dizer à classe médica brasileira que não se trata nem de longe de uma medida hostil ou desrespeitosa aos nossos profissionais”, disse a presidente. “Trata-se de uma ação emergencial, localizada, tendo em vista a grande dificuldade que estamos enfrentando para encontrar médicos em número suficiente ou com disposição para trabalhar nas áreas mais remotas do país ou nas zonas mais pobres das grandes cidades.”
“Sempre ofereceremos primeiro aos médicos brasileiros as vagas a serem preenchidas. Só depois chamaremos médicos estrangeiros”, afirmou a presidente. Em seguida, ela lembrou que o Brasil possui apenas 1,7% de estrangeiros entre profissionais da classe médica, enquanto que em outros países, como a Inglaterra, o índice chega a 37%.
Dilma também informou que o governo vai expandir as vagas de residência médica e o número de bolsas para estudantes de graduação interessados em participar de projetos da rede pública. Segundo ela, as medidas “vão significar a criação de 11.447 novas vagas de graduação e 12.376 novas vagas de residência para estudantes brasileiros até 2017″. As informações serão detalhadas em entrevista coletiva com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, marcada para 10:30 horas desta terça-feira (25).
“Quero propor aos senhores e às senhoras acelerar os investimentos já contratados em hospitais, UPAs e unidades básicas de saúde”, disse, ainda, a presidente durante o discurso.
EDUCAÇÃO - A presidente afirmou que o Brasil precisa de um pacto pela educação pública como forma de responder às reivindicações dos manifestantes que tomam conta das ruas das principais cidades do País.
A presidente destacou que “precisamos de mais recursos para a educação” e observou que o País avançou nas últimas décadas para “reverter o atraso” na área. Ao lembrar que encaminhou um projeto de lei que destina 100% dos royalties do petróleo para a educação, a presidente afirmou que confia que “os senhores congressistas aprovarão esse projeto que tramita no Legislativo com urgência”. “Esse é um esforço que devemos fazer para que haja uma mudança significativa no curto, médio e longo prazo no nosso País”, afirmou. (Da Agência Estado | Foto: Humberto Pradera)

Show de Zezé di Camargo e Luciano atrai público de quase 40 mil pessoas no São João de Araripina

A dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano atraiu uma verdadeira multidão ao Parque 03 Vaqueiros, no último domingo (23), em Araripina.  Num clima romântico, acompanhado de um coro de quase 40 mil vozes cantando antigos e novos sucessos, a dupla levou, até o momento, o maior público ao pátio de eventos, confirmando a expectativa dos organizadores do São João.
Para o prefeito Alexandre Arraes, a satisfação do público é a confirmação do reconhecimento ao esforço da prefeitura de promover a maior festa popular da região. “Por aqui passaram pessoas de vários estados brasileiros que certamente levarão uma boa imagem de nossa cidade, além de terem fortalecido o comércio local,” ressaltou o prefeito.
Na noite desta terça-feira (25), Aviões do Forró, Moleca 100 Vergonha, Jesuíno, Robinho e Eskema 3 encerram a programação dos festejos juninos da cidade.
Fonte: Blog Elba Galindo