Ads 468x60px

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Prefeitura de Petrolina divulga lista dos sorteados do Programa Minha Casa Minha Vida


Já está disponível no site da Prefeitura de Petrolina (www.petrolina.pe.gov.br) e na sede da Superintendência de Habitação da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, localizada na Avenida da Integração S/N, Complemento Dom Malan, a lista com os nomes dos sorteados no programa “Minha Casa, Minha Vida”, realizado na última terça-feira (08), no ginásio de esportes do Sesc/Petrolina. Pela internet, basta clicar no link do Minha Casa, Minha Vida que os interessados terão acesso ao documento. Já na
Superintendência, a listagem está fixada nas paredes do local .
*Próximas etapas* – O sorteio é mais uma etapa antes da realização do sonho da casa própria. O superintendente de Habitação, Dario Lopes, lembrou que as pessoas que tiveram o nome anunciado passarão por mais duas etapas antes de receberem as chaves da casa própria. “A partir de concluída essa parte, que é uma pré-seleção, nós pegaremos os nomes dos sorteados, anexando os documentos necessários para enviarmos para a Caixa Econômica, que avaliará o dossiê individualizado dessas pessoas. Após essa análise, a Caixa retornará esse documento mostrando se o sorteado está ou não compatível com as normas do programa”, explicou Dario Lopes, lembrando que em casos de incompatibilidade, as pessoas podem procurar a Instituição Federal para saber o motivo.
Para substituir os nomes que possam ser dados como incompatíveis pela Caixa e que não consigam reverter essa situação, serão chamadas as pessoas que ficaram no cadastro de reservas, também sorteados ontem.
Para conferir a lista, clique no link abaixo:

Cariri terá teleféricos em Barbalha e Juazeiro do Norte

O Cariri poderá ser beneficiado por dois teleféricos, um em Barbalha, do Caldas ao topo da Chapada do Araripe, e outro da Colina do Horto ao Centro de Juazeiro, como informa o Diário do Nordeste.
Os investimentos poderão vir por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), já que começam as primeiras discussões sobre os projetos, para incrementar o turismo sustentável na região.
Consultores do Bird se encontram na região, debatendo vários projetos em execução, entre outros, por meio do projeto Cidades Cariri – Cariri Central. Todos eles somam investimentos médios de R$ 134 milhões.
A implantação do teleférico em Barbalha acontecerá a partir do Distrito do Caldas, em Barbalha, e permitirá uma vista panorâmica da Chapada do Araripe a uma altura de 900 metros de altitude. O turista e moradores do Cariri poderão ser beneficiados com as mais belas paisagens da Floresta Nacional do Araripe, a primeira reconhecida por decreto pelo Governo Federal, ainda no anos de 1946.
As primeiras iniciativas para a implantação do projeto foram sondagens de resistência de solo e a viabilidade econômico-social. O investimento no projeto, segundo o secretário das Cidades, Camilo Santana, estará em torno de R$ 6,8 milhões.
A comunidade local também participa do processo de discussão para implantação do projeto, com a realização de uma audiência pública, dentro da etapa de elaboração.
Nesta quarta (9) pela manhã, os consultores do Bird e técnicos da Secretaria das Cidades estiveram no Caldas para analisar a viabilidade do projeto. Integrantes de órgãos ambientais como o ICMbio e o Ibama estiveram no Município. De acordo com Camilo Santana, a iniciativa envolve duas etapas: a primeira delas será o acesso, pela rua principal do distrito. A segunda etapa, que é a implantação do teleférico, acontecerá somente após todas as discussões em torno do projeto com a comunidade local. A ideia é que a estação do teleférico saia da área do Hotel Bom Jesus.
Para o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, o projeto do teleférico pode até ser uma nova opção, mas a tradição não será esquecida pelo romeiro, que vêm ao Município fazer a sua peregrinação.

Secretaria de Saúde de Bodocó realiza campanha de vacinação na rede bancária

Com o objetivo de levar as ações de saúde para cada vez mais perto da população, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na última segunda-feira (7), a campanha de Vacinação contra a gripe no Banco do Brasil.
 Gestantes, idosos acima de 60 anos de idade, crianças de seis meses até menores de dois anos podem receber a vacina.
Além da vacina, foi disponibilizado aos idosos e a população em geral, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, realizado pelo Programa Saúde na Feira, que inclui as atividades do NASF.
A imunização segue até o dia 25 de maio em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
É necessário levar o cartão de vacina para tomar a dose.
 Confira a localização das unidades de saúde do município:
Posto Saúde da Família 1 | João Gomes Sobrinho – Vila Feitoria
Posto Saúde da Família 2 | João Malheiro Lacerda – Vila Bom Jardim
Posto Saúde da Família 3| Belarmino Gonçalves de Sousa – Vila Sipaúba
Posto Saúde da Família 4| Romão Rodrigues de Oliveira – Vila Cacimba Nova
Posto Saúde da Família 5 | Francisca Maria de Oliveira – Avenida Castelo Branco (sede)
Posto Saúde da Família 6 | Antonio Leandro Horas – Agrovila Várzea do Meio
Posto Saúde da Família 7| João Cosme de Oliveira – Bairro São Francisco
Posto Saúde da Família 8|  Edmara Soares de Carvalho – Rua Nininha Lócio (sede)
Posto Saúde da Família 9 |Expedito Gomes Diniz – Sítio Cupim
Posto Saúde da Família 10 | Zacarias Pedrosa Luna – Avenida Castelo Branco (sede)
Posto Saúde da Família 11 |Amélia Pereira Silva  |Avenida José Pires da Silva (sede)
 Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Bodocó

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Chuvas no Sertão só em outubro, diz Inmet

 
O primeiro semestre de 2012 está sendo uma época difícil para o interior pernambucano. Quarenta e nove municípios, sendo 38 no Sertão e 11 no Agreste, decretaram estado de emergência devido a escassez de chuva. O resultado da seca foi a perda de 100% da produção agrícola em lavouras de milho e feijão, segundo informou o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
No entanto, o cenário nos próximos meses não será mais animador para a região. De acordo com o Instituto de Metereologia em Pernambuco (Inmet-PE), as chuvas só devem amenizar a situação do interior a partir de outubro.
Segundo o chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet-PE, Ednaldo Araújo, o período de inverno no Sertão é ainda mais severo que o do verão. “O normal histórico da região é de chuvas mais abundantes entre o fim setembro até abril ou maio. Pra se ter uma ideia, nas cidades de Petrolina e Cabrobó, por exemplo, entre os meses de maio e agosto, a previsão de chuvas é de apenas 46,6 e 64mm, respectivamente”, explica Ednaldo. “Pode ser que agora em maio ou em um mês isolado chova um pouco mais, porém a previsão é de pouquíssima chuva no interior até outubro”, complementa.
Na região litorânea, o cenário não é grave como no interior, embora também tenha registrado chuvas abaixo do normal. Entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, só choveu 583,2mm, 68,5% do índice regular. “Em abril, só choveu 55m dos 337 previstos. Isso mostra que os índices estão realmente baixos. Nossa previsão é de 1.084mm para o litoral nos próximos três meses, mas nada é garantido”, afirma o metereologista.
Ainda de acordo com o chefe da Seção de Previsão do Tempo, o comportamento atípico das chuvas no Nordeste acontece devido à baixa temperatura do Oceano Atlântico. “Com as águas menos quentes, as frentes frias que vêem do Sul não se precipitam ao chegarem ao Nordeste. Logo, temos poucas chuvas. Só atingiremos os níveis normais caso a temperatura dos mares se eleve”, diz Ednaldo, que revela que, durante o inverno, pode chover até 40% menos do que o esperado.
O Inmet divulgou que, apesar do último final de semana ter sido chuvoso, o restante desta semana deve apresentar tempo predominantemente ensolarado. (Informações do Jornal do Commercio)
Foto: Reprodução Internet
Fonte: Blog Elba Galindo

Fenagri 2012 promete movimentar o agronegócio no Vale do São Francisco


                                  
A Fenagri, maior feira de agricultura irrigada da América Latina, chega neste ano a sua 23ª edição. O evento vai ser realizado entre os dias 23 e 26 de maio, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, sertão pernambucano.
A Fenagri tem o objetivo de promover o fortalecimento, bem como a ampliação do agronegócio regional em diversos ramos incluindo a fruticultura, a caprinovinocultura e a vitivinicultura. Desse modo, o intuito da feira é contribuir para a consolidação das atividades ligadas a irrigação e desenvolver os mercados interno e externo, visando, de modo especial, dar destaque para os investimentos no Vale do São Francisco.
A Feira Nacional da Agricultura Irrigada, que acontece anualmente alternando entre Petrolina/PE e Juazeiro/BA, tem como novidade em 2012, a participação da agricultura familiar como forma estratégica de valorizar o pequeno agricultor. A programação do evento terá exposições de produtos e
serviços, seminários, rodadas de negócios, além do Salão de Pequena Produção, onde ficarão os agentes das atividades do referido setor que de algum modo dependem da irrigação para manter as suas ações e expandir seus negócios.
A última edição da Feira ocorreu no ano passado em Juazeiro/BA, contando com a participação de cerca de 170 expositores e recebendo a visita de mais de 50 mil pessoas. Neste ano, o evento acontecerá no Centro de Convenções de Petrolina, em um espaço de 12 mil m², com diversos expositores dos mais variados segmentos ligados a agricultura irrigada.
A Fenagri 2012 é realizada pela Prefeitura de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e pela Câmara de Fruticultura de Petrolina. O evento é patrocinado pelo Sebrae, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Banco do Nordeste e Petrobras, e conta ainda com a parceria do Senai, Senac e da Embrapa Semiárido.

Prazo para eleitor se regularizar termina na quarta-feira

Para votar nas eleições para prefeitos e vereadores, que ocorrem no dia 7 de outubro de 2012, os eleitores devem estar em dia. Quarta-feira, 9 de maio, é o ultimo dia para inscrição eleitoral e transferência de município ou de zona eleitoral. Também é o prazo final para o eleitor com necessidades especiais solicitar transferência para uma seção de fácil acesso.
Para evitar filas, que ocorrem todos os anos, a Justiça Eleitoral recomenda que os interessados se dirijam aos cartórios com antecedência. No caso das transferências, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua nova residência. O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação – caso contrário, não poderá votar, já que seu nome não constará da folha de votação de sua seção eleitoral. Para quem deseja apenas requerer a segunda via do título eleitoral, sem qualquer alteração nos dados do documento, o prazo vai até o dia 27 de setembro (10 dias antes do pleito).
O título é gratuito – Para tirar o título de eleitor, basta procurar qualquer Cartório Eleitoral, com comprovante de residência, documento de identificação com foto e certificado de alistamento militar (no caso de maiores de 18 anos do sexo masculino). Não é necessário o pagamento de taxas, o título é gratuito.

Fonte: Blog Elba Galindo
Foto: Internet