Ads 468x60px

sábado, 14 de janeiro de 2012

HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO REALIZA PRIMEIRAS CIRURGIAS ENDOVASCULARES


Referência na realização de cirurgias vasculares eletivas na região, o Hospital Regional de Juazeiro agora conta com mais um avanço: seu serviço de cirurgia endovascular já está em funcionamento. Os procedimentos, que são destinados ao tratamento minimamente invasivo de doenças em veias e artérias do corpo, começaram a ser realizados no final de 2011.
De acordo com o Coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular do HRJ, João Humberto da Fonseca, o novo serviço apresenta duas etapas (os procedimentos diagnósticos e a realização das cirurgias em si) e, a princípio, só está disponível para os pacientes internos. “A gente começou a realizar os procedimentos diagnósticos no final do ano passado, quando passamos a fazer exames como a angiografia (realizada no sistema arterial) e a flebografia (realizada no sistema venoso). Recentemente, nós registramos também os dois primeiros casos de implante de filtro na veia cava inferior (colocamos um dispositivo metálico dentro da veia cava de dois pacientes com trombose para evitar que o coágulo da perna passasse para o pulmão). Esse cateterismo vai evitar a morte súbita por embolia pulmonar”, explica.
O HRJ, que já apresenta a aparelhagem necessária para a realização dos procedimentos vasculares, deverá estar com o seu serviço de cirurgias endovasculares em pleno funcionamento ao final do primeiro trimestre do ano, quando passarão a ser realizadas as cirurgias de alta complexidade e o curso de residência médica em vascular do hospital já estará em atividade. “Essa é uma conquista para a região e vai implicar, principalmente, na resolutividade dos problemas de saúde de muita gente. Com esses equipamentos, poderemos agilizar o tratamento assim que nós identificarmos o problema, diminuindo o sofrimento, o tempo de espera e de permanência hospitalar dos pacientes”, conclui João Humberto. 
Fonte: Blog do Carlos Brito
(Com informações da Ascom HRJ)

Prouni abre inscrições para 195 mil bolsas neste sábado

Começam neste sábado (14) as inscrições para as 195 mil bolsas de estudo parciais e integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC). Para o primeiro semestre do ano que vem, o governo federal irá conceder 195.030 bolsas de estudo – 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade. As inscrições vão até as 23h59 da próxima quinta-feira, 19 de janeiro.
Participam do programa 1.321 instituições de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior também está disponível para consulta no portal do Prouni. O Estado com maior oferta de bolsas é São Paulo (68.513), seguido de Paraná (20.426) e Minas Gerais (19.522). Já Roraima tem o menor número de bolsas disponíveis, com apenas 227 vagas.
- Acesse o site do Prouni para se inscrever
No processo do Prouni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. A portaria que regulamenta o processo será publicada nos próximos dias.
A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.
Perfil do bolsista
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa.
O candidato precisa ter feito o Enem 2011 e tirado no mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e não pode ter zerado na redação. Também é pré-requisito ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Lista de espera
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.
O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.
Fonte:  Ùltimo Segundo IG

53 brasileiros estavam a bordo, diz consulado do Brasil em Roma

O consulado do Brasil em Roma informou que 47 dos brasileiros eram passageiros e os outros seis, tripulantes
                              Foto: AP
Navio naufragou em região de mar calmo. Está escorado a 80 graus em local arenoso com profundidade de 30 metros
O consulado do Brasil em Roma informou que 53 brasileiros estavam no navio de cruzeiro que naufragou na costa italiana na noite de sexta-feira. Segundo o consulado, a empresa Costa Cruzeiros, dona da embarcação, disse que 47 dos brasileiros eram passageiros e os outros seis, tripulantes.
Antes, a Costa Cruzeiros havia informado que 46 brasileiros estavam a bordo do navio. Até o momento, não há informações de brasileiros entre os mortos, feridos e desaparecidos.
Um grupo de 26 brasileiros que estava no navio já está a caminho de Milão, segundo a embaixada brasileira na cidade. Caso necessário, a embaixada do Brasil na Itália providenciará novos passaportes para essas pessoas. No caso de quem precisar viajar imediatamente ao Brasil, emitirá um documento chamado Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que substitui provisoriamente o passaporte.
 O telefone de emergência do Consulado Brasileiro em Milão é 00xx39 335 727 8117 e do Consulado Brasileiro em Roma, 00 39 333 1184 682.

Fonte:  Ùltimo Segundo IG

Navio naufraga e deixa mortos na Itália

Embarcação tinha cerca de 4 mil pessoas e 53 brasileiros a bordo. Três corpos foram resgatados e equipes buscam desaparecidos

                                Foto: AP
O navio Costa Concordia, que levava 4.000 pessoas, naufragou após bater em banco de areia próximo à ilha de Giglio (Itália)
Um navio de cruzeiro de luxo que levava mais de 4 mil pessoas naufragou na noite desta sexta-feira na costa da Itália. Inicialmente as autoridades italianas divulgaram que pelo menos seis pessoas haviam morrido, mas somente três corpos, de dois franceses e um peruano, foram resgatados até agora.  Várias pessoas ficaram feridas, incluindo duas gravemente, e cerca de 70 estão desaparecidas. O consulado do Brasil em Roma confirmou que 53 brasileiros estavam a bordo. Até o início da noite de sábado, não havia registro de que algum brasileiro estivesse entre as vítimas do acidente.
O navio Costa Concordia bateu num banco de areia próximo à ilha de Giglio e já havia inclinado cerca de 20 graus quando as pessoas começaram a deixar a embarcação em botes salva-vidas ou nadando. O cruzeiro encalhou por volta de 21h30 horas (18h30 no horário de Brasília).
A Costa Cruzeiros confirmou que havia 47 passageiros brasileiros a bordo, além de seis tripulantes. Também informou que, no total, foram evacuados 3.200 passageiros e 1.000 tripulantes. A empresa acrescentou que cerca de 1.000 passageiros são italianos, 500 alemães e 160 franceses.
O presidente da operadora de cruzeiros, Gianni Onorato, chegou a declarar que o navio teria se chocado contra uma rocha gigante. De acordo com o executivo, a retirada de passageiros começou a ser feita imediatamente após o choque, mas foi prejudicada pela inclinação repentina do navio. A embarcação já havia inclinado cerca de 20 graus quando as pessoas começaram a deixá-la em botes salva-vidas ou nadando.
Operação
Uma grande operação de busca foi lançada nos arredores do naufrágio. Equipes de resgate, incluindo mergulhadores, fizeram buscas de cabine em cabine, procurando possíveis sobreviventes, enquanto navios da guarda costeira vasculharam as águas ao redor do navio. Helicópteros foram usados para retirar pessoas que se refugiaram no deck do navio e se encontravam em situação delicada. Porém, a retirada dos últimos passageiros e de membros da tripulação apresentou complicações. Uma fenda se abriu, causando vazamento dentro da embarcação, que inclinou.
 Os passageiros e tripulação foram levados para a ilha de Giglio e colocados em escolas, casas e igrejas para passar a noite. No início da noite de sábado, muitos já seguiam para outras partes da Itália para seguirem ao seu país de origem.
A operação de resgate prosseguia horas depois do naufrágio. "Ttemos cerca de 40 homens no trabalho e aguardamos a chegada de equipes especializadas em mergulho para checar todo o interior do navio", disse o porta-voz da corporação de bombeiros, Luca Cari.

Mais tarde, a imprensa italiana confirmou que o comandante do navio, Francesco Schettino, foi detido para prestar esclarecimentos sobre o acidente. O conteúdo do interrogatório, no entanto, não foi fornecido. Outros membros da tripulação também seriam submetidos a interrogatório, segundo as autoridades encarregadas das operações de resgate. Inicialmente, Schettino havia dito que o cruziero bateu em uma rocha em um trecho do mar que, segundo as coordenadas, era seguro de se navegar.
Pânico
Luciano Castro, um dos passageiros, disse à imprensa italiana que "todos estavam jantando quando a luz apagou, houve um tranco e os pratos caíram da mesa". Quando a luz voltou, o comandante anunciou uma avaria no gerador elétrico e garantiu um conserto rápido, mas o barco começou a adernar. A tripulação pediu que todos colocassem os coletes salva-vidas e logo veio a ordem para abandonar o navio, revelou Castro.
Outra passageira, Mara Parmegiani, afirmou à mídia italiana que houve "cenas de pânico" no navio. "Estávamos sentados para jantar e ouvimos aquele grande estrondo. Acho que ele bateu em algumas rochas. Houve muito pânico, as mesas viraram, os copos voaram para todos os lados e nós corremos para os decks onde colocamos nossos coletes salva-vidas. Estávamos muito assustados e congelando, porque ninguém teve tempo de tomar mais roupas. Eles nos deram cobertores, mas não havia em quantidade suficiente", disse.
A Costa Crociere, empresa proprietária do navio, afirmou que ainda é cedo para dizer o que causou o acidente. "A inclinação gradual do navio tornou a retirada dos passageiros extremamente difícil", afirma um comunicado divulgado pela companhia. "A posição do navio, que está piorando, tornou mais difícil a última parte da retirada."
O Costa Concordia havia deixado o porto de Civitavecchia, perto de Roma, na sexta-feira para um cruzeiro pelo Mediterrâneo, que deveria terminar em sete dias em Marselha, na França, após passar por portos da Sicília, da Sardenha e da Espanha. O navio transportava cerca de mil passageiros italianos, 500 alemães e 160 franceses, segundo o armador, que não precisou a nacionalidade das demais pessoas a bordo.
                                  Foto: Arte iG
Onde o navio naufragou
Com informações do iG Brasília e agências internacionais
Fonte:  Ùltimo Segundo IG

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Inscrições para cursos gratuitos do SESI/SENAI só até esta sexta


Encerram-se nesta sexta-feira (13), as inscrições para seleção de cursos gratuitos do SESI e SENAI.
Estudantes de baixa renda das cidades de Caruaru, Paulista, Petrolina, Araripina e Recife deverão comparecer às Unidades SESI dessas localidades e fazer suas inscrições para o processo de seleção dos Cursos Técnicos Gratuitos em paralelo ao Ensino Médio Regular, do Programa EBEP 2012 (Educação Básica e Educação Profissional).
O edital do concurso pode ser baixado no site (www.pe.sesi.org.br).
Ao todo são oferecidas 400 vagas para o ano letivo de 2012. De acordo com a analista de Educação do SESI, Shirlei Franklin, a relação média de candidatos/vagas nas unidades é de 3 para 1. “No ato da inscrição, o estudante escolhe que curso profissionalizante do SENAI ele deseja fazer. No momento da prova, ele está concorrendo somente com os outros candidatos que optaram pelo mesmo curso, na mesma unidade de ensino que ele escolheu”, explica Shirlei.
   A formação, que inclui o Ensino Médio e o Curso Técnico, dura três anos. “O aluno sai com duas graduações e pronto tanto para prestar vestibular quanto para ocupar um cargo técnico no mercado”, completa a analista do SESI.
Os cursos técnicos oferecidos em parceria com o SENAI são: Administração; Alimentos; Vestuário; Eletromecânica; Eletrotécnica; Produção de Moda; Refrigeração e Climatização; Manutenção Automotiva; Química; Têxtil; Eletrônica e, além de Gestão de Processos Industriais com especialização em Gesso.
Para se inscrever, o candidato deve ter no máximo 17 anos de idade completados até o dia 31/12/2011 e apresentar documento comprobatório de conclusão da 8ª série/9º ano. O valor da taxa está fixado em R$ 20.
  O Programa EBEP-PE  reserva 3% do total de vagas ofertadas às pessoas com deficiência. As provas terão início no dia 18 de janeiro, às 9h, na mesma unidade onde o candidato realizou sua inscrição. O resultado será divulgado no próximo dia 26.
PONTOS DE ATENDIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO INTERIOR DO ESTADO:
CARUARU Escola SESI Caruaru (Unidade José Ranulfo da Costa Queiroz)
Rua São Vicente Ferrer, s/n – COHAB II – Caruaru – Fone: (81) 3722.9520
E-mail: educacao.caruaru@pe.sesi.org.br
PETROLINA
Escola SESI Petrolina (Unidade Governador Nilo Coelho)
Parque Municipal nº 01 – Centro – Petrolina
Fone: (87) 3861.1369
E-mail : educacao.petrolina@pe.sesi.org.br
ARARIPINA
Escola SESI Araripina (Unidade Luiz Gonzaga Duarte)
Estrada Vicinal Araripina/Gergelim, km 02 – Vila Santa Maria – Araripina
Fax: (87) 3873.1087
E-mail: educacao.araripina@pe.sesi.org.br
Assessoria de Imprensa: Elba Galindo

Matrículas para os aprovados nos cursos técnicos do Processo Seletivo 2012 do IF Sertão-PE seguem até o dia 19

As matrículas dos aprovados no Processo Seletivo 2012 para os cursos técnicos do IF Sertão-PE, nas modalidades Médio 

IntegradoSubsequente e Proeja, que começaram na segunda-feira (9), prosseguem até o dia 19 de janeiro. Os aprovados devem realizar as matrículas conforme calendário divulgado pela instituição.

Fonte: Blog Bodoco na Net

Petrolina terá Centro Tecnológico do ITEP


A Prefeitura de Petrolina e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) firmaram um convênio para trazer um Centro Tecnológico para a cidade. A implantação já está garantida e conta com recursos da prefeitura, do Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado.
A Prefeitura de Petrolina irá ceder uma área avaliada em mais de R$ 2 milhões de reais e também ficará responsável pela infraestrutura da obra. O Centro Tecnológico do ITEP de Petrolina será construído em uma área de pouco mais de 27.000m², no bairro Quati II.
Como a região é uma área de agricultura irrigada, o centro vai direcionar os cursos para este segmento. Além de cursos técnicos e superiores, o centro também irá dispor de laboratórios de pesquisa.
O ITEP é um centro de referência regional na oferta de soluções tecnológicas para o setor produtivo, visando a modernização e o desenvolvimento sustentável de Pernambuco e do Nordeste.
O ITEP conta com Centros Tecnológicos em Caruaru, Araripina, Serra Talhada, Olinda e Garanhuns e um escritório em Roterdã, na Holanda, com cursos nas áreas de Segurança Alimentar; Química e Biotecnologia; Tecnologias Ambientais; Biocombustíveis, Petróleo e Derivados; Meteorologia; Geotecnologia; Construção Civil e Geotecnia; Indústria de Base Tecnológica e Serviço; Ciência e Tecnologia de Materiais; Metrologia, Instrumentação e Automação; Normalização, Qualidade e Certificação; Tecnologia da Informação e Comunicação; Atividades Produtivas; Capacitação Tecnológica.
Foto: Gilson Pereira
Fonte: Blog Elba Galindo

Correios lança hoje selo comemorativo aos 150 anos da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
Os Correios lançam hoje (12) selo comemorativo aos 150 anos da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. Conhecida como Catedral do Rio de Janeiro, a igreja é descendente histórica e arquitetônica da Catedral de Saint-Pierre, em Genebra — a “Igreja de Calvino”.
A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro mantém programas voltados à evangelização, educação e ação social, abrigando cursos de alfabetização de adultos, inclusão digital, pré-vestibular para afrodescendentes e pessoas carentes. Além disso, apoia a Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada ao lado da Catedral.
A solenidade de lançamento será realizada na própria Catedral, no Rio de Janeiro, às 17h30 desta quinta-feira (12).
O selo — Na composição do selo, a artista Juliana Souza apresenta a atual Catedral do Rio de Janeiro, num conjunto arquitetônico composto por torres, esculturas, torreões e vitrais. Embora restaurada, apresenta, ainda, traços de sua estrutura inicial neogótica, com a multiplicidade de traços e decoração, interna e externa, bastante complexas, com grande quantidade de vitrais. O maior deles, e mais expressivo, que traz a inscrição “A tua palavra é uma lâmpada para os meus pés e uma luz para meu caminho”, destaca-se na parte superior do selo, onde foi aplicada uma película holográfica transparente e relevo. O fundo, na cor prata, completa a beleza do selo. Foi utilizada a técnica de ilustração digital. O selo tem valor facial de R$ 1,60 e tiragem de 300 mil exemplares.
O selo pode ser adquirido pela loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline), pela Agência de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br) ou nas agências dos Correios.
Fonte: Blog Folha de Exu

Inscrições para o ProUni começam amanhã; quase 200 mil bolsas de estudo são oferecidas

Candidatos podem escolher até duas opções de curso e instituição
A inscrições para o ProUni, programa do governo federal que oferece bolsas de estudo em instituição particulares de ensino superior, começam neste sábado (14). Os interessados terão até o dia 19 do mesmo mês para se cadastrar no site do ProUni.

Serão oferecidas, no primeiro semestre de 2012, 195.030 bolsas, sendo 98.728 integrais e 96.302 de 50% da mensalidade. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição.

Estão previstas duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. A primeira será divulgada em 22 de janeiro. O candidato pré-selecionado terá até o dia 1º de fevereiro para comparecer à instituição de ensino apresentar a documentação e providenciar a matrícula.

A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Quem participa

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro) por pessoa. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa.


Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Fonte: R7.com
Imagem Net

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Jovens atletas de Ouricuri e região ganham oportunidade em projeto social


Com a prática esportiva no campo e na quadra, a escola de futsal e futebol Ouriatlético, vem visando preencher o tempo ocioso das crianças e jovens de ambos os sexos da nossa região, sem esquecer o aspecto social, que é muito importante para a convivência com o esporte. 

De iniciativa de Antonio Gildázio, o projeto que já está na ativa há dois anos, tem o objetivo é ensinar a prática esportiva a crianças e adolescentes de todas as classes sociais.
Em breve, os integrantes da escolinha Ouriatlético participarão da Taça Campina Grande de Futsal na Paraíba, que já esta na sua nona edição.

Para esses esportistas ouricurienses, alem do gostinho de competir, fica também a vontade de representar a nossa cidade e região, mas para isso, eles buscam alternativas de patrocínios para que a equipe possa se manter na cidade de Campina Grande, onde acontece o campeonato.
“Estamos buscando patrocínio para mostrarmos que Ouricuri não anda para trás, mas sim, seguimos em frente em busca de uma educação de qualidade”, completou o professor Antonio Gildázio.
Quem quiser colaborar entrar em contato: (87) 9139-0026 ou 9959-5860

Assessoria de Imprensa: Bruno Morais

Confira o listão do Vestibular 2012 da UFPE

Confira AQUI o listão do Vestibular 2012 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Atenção a uma mudança importante: além dos nomes dos feras aprovados, também consta na lista os remanejáveis (têm chances de serem remanejados) e também os eliminados. É preciso estar atento à situação do candidato. (NE10)
Fonte: Blog Elba Galindo

Marca de Dilma é o favorecimento político, ataca Aécio

O senador Aécio Neves (MG) criticou ontem o governo Dilma Rousseff e anunciou a decisão do PSDB de criar uma central de acompanhamento dos gastos federais, informa reportagem de Catia Seabra, publicada na Folha de S. Paulo desta quinta-feira.
“A marca do governo da ‘gerente’ é o abuso dos critérios políticos em detrimento dos interesses da população”, disse Aécio.
O ataque aconteceu no mesmo dia que a Folha mostrou que, em nome de Aécio, o PSDB evitaria ataques ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB).
De olho nas eleições de 2014, a ala tucana ligada ao mineiro não quer melindrar o PSB do governador Eduardo Campos (PE), presidente do partido e fiador da indicação de Bezerra à Esplanada.
Fonte: Blog Elba Galindo 

Atenção, fera! Última chance para se inscrever no Sisu é nesta quinta-feira

Esta quinta-feira (12) é o último dia para que os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 se inscrevam no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os interessados devem acessar o site do programa até as 23h59. Para o primeiro semestre de 2012 estão disponíveis 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior, que serão distribuídas a partir das notas dos candidatos no exame.
Até as 18h da quarta-feira, o sistema registrou quase 3 milhões de inscrições de 1,5 milhão de participantes – cada candidato pode escolher até dois cursos. Desde a abertura do Sisu, o Rio de Janeiro lidera a lista dos estados com maior número de inscrições: 343 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais (317 mil), São Paulo (249 mil), o Ceará (214 mil) e o Rio Grande do Sul (201mil).
Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. É necessário informar o número de inscrição e a senha de cadastro do Enem 2011. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Ao longo do dia, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição. Cada alteração invalida a inscrição feita anteriormente.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino de 19 a 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.
A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro. (Agência Brasil)

Fonte: Blog Elba Galindo

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Polícia recupera óculos de Lampião furtado da Casa da Cultura de Serra Talhada


A polícia recuperou na tarde de terça-feira (10) os óculos que pertenceu ao cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938). A peça de ouro 16 quilates estava na casa do homem acusado pelo furto, localizada na Travessa do Retiro, Alto do Bom Jesus, em Serra Talhada, Sertão do Estado. O objeto foi levado da Casa da Cultura de Serra Talhada no mês passado durante o horário de visitação.  De acordo com o delegado da seccional de Serra Talhada, Washington Alves, o suspeito, Manoel Messias da Silva Santos, confessou o crime. Ele disse em depoimento que estava visitando a Casa da Cultura quando viu os óculos e se atraiu pelo ouro.
"Ele botou os óculos no bolso da calça e conseguiu sair sem ser visto. Essa semana, o acusado voltou à Casa da Cultura dizendo a uma funcionária que sabia quem tinha roubado. Ele perguntou o que receberia se passasse informações. Ela acionou a polícia e conseguimos recuperar", contou. Após a ouvida, Manoel Messias da Silva Santos foi liberado e vai responder em liberdade por furto.
Lampião era cego do olho direito e usava óculos na tentativa de esconder o problema.
Assessoria de Comunicação: NE10

Dilma nomeia novo presidente da Codevasf

A nomeação do novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Guilherme Gonçalves de Almeida, foi publicada ontem (10) no Diário Oficial da União. O decreto de nomeação é assinado pela presidenta Dilma Rousseff. A indicação de Almeida foi anunciada no dia 6 pela Casa Civil em nota oficial. Informa a Agência Brasil.

De acordo com a nota, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, encaminhou o pedido de nomeação de Almeida há 50 dias. O documento informa ainda que o irmão do ministro, Clementino de Souza Coelho, exercia o cargo provisoriamente por ser o integrante mais antigo da Codevasf.

O irmão do ministro assumiu a presidência da Codevasf 21 dias após a posse de Bezerra no Ministério da Integração Nacional - em 24 de janeiro de 2011. Na ocasião, Orlando Cézar da Costa Castro foi exonerado. Segundo o estatuto da empresa, o diretor mais antigo é que deve assumir o cargo interinamente. Como Clementino se enquadrava nessa exigência, permaneceu na função.

A interinidade de Clementino Coelho gerou polêmica e acusações contra o ministro, que negou nepotismo. No Ministério da Integração Nacional, a informação é que o irmão do ministro ocupou o cargo “de acordo com o estatuto da empresa”.

Fonte: Blog Folha de Exu

TSE divulga calendário eleitoral para as eleições deste ano

O calendário eleitoral 2012, divulgado pelor Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responde várias dúvidas que os eleitores podem ter sobre o pleito. Quer saber qual o último dia que poderá pedir seu título de eleitor ou mudar o endereço dele? Qual o último dia para que os partidos registrem seus candidatos? Quando irá começar a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e qual o último dia para realização de debates nesses meios de comunicação?

Principais datas do calendário eleitoral deste ano
9/05 - Último dia para os eleitores pedirem a inscrição eleitoral ou transferência de domicílio, pedirem a alteração no seu título eleitoral caso tenham mudado de residência no próprio município e para que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem a transferência para a Seção Eleitoral Especial.
5/07 - Último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no Cartório Eleitoral
competente, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a Prefeito, a Vice-Prefeito e a Vereador
21/08 - Início do período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
2/10 – Último dia para a realização de debates no rádio e televisão.

7/10 - Dia das eleições 2012.
Fonte:Gazeta Interativa

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estresse pode fazer o cérebro encolher, segundo pesquisa

Todo mundo sabe que o estresse causa dores de cabeça e insônia. Mas um estudo publicado na edição online da revista “Biological Psychiatry” sugere que ele também pode fazer o cérebro encolher.
Segundo a neurobióloga Rajita Sinha, autora da pesquisa, passar por momentos de tensão, como perder o ônibus, não tem nenhum impacto importante. Mas acontecimentos mais sérios, como a perda de um ente querido ou o fim de um relacionamento podem, sim, alterar a quantidade de massa cinzenta do cérebro.
O encolhimento, de acordo a pesquisadora da Universidade de Yale, ocorre mais em uma parte do córtex pré-frontal que regula as emoções, o autocontrole, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. A alteração, portanto, pode servir como um “sinal vermelho” para doenças como hipertensão e transtornos psiquiátricos.
Sinha explica que as situações de estresse vividas hoje são mais complicadas que as experimentadas por nossos ancestrais. Tanto que o problema tem contribuído para o aumento da ocorrência de doenças crônicas.
Pessoas saudáveis
A maioria dos estudos sobre o impacto do estresse no cérebro tinha como objeto de estudo pacientes com transtornos como dependência química ou ansiedade. Essas pesquisas já sinalizavam uma redução de volume no lobo frontal, considerado o centro do controle das emoções e da personalidade.
Mas trabalhos sobre os efeitos cumulativos do estresse no cérebro de pessoas saudáveis, como o da equipe de Sinha, são raros.
O estudo contou com 103 adultos de 18 a 48 anos. Os voluntários foram entrevistados pela equipe e também tiveram o cérebro escaneado em exames de ressonância magnética.
Infelizmente, os pesquisadores não tinham o número suficiente de mulheres participando do estudo para concluir se elas, ou eles, sofrem mais com o encolhimento do cérebro decorrente do estresse.
Para Sinha, quanto melhor as pessoas lidarem com situações de estresse, menor será o impacto para o cérebro.
Fonte: UOL Notícias

Secretaria de Desenvolvimento Social de Bodocó abre inscrições para o ProJovem Adolescente 2012


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial de Bodocó, está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (13) para o ProJovem Adolescente, programa socioeducativo do Governo Federal realizado em parceria com a prefeitura do município.
Voltado para jovens de 15 a 17 anos, o ProJovem busca o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, além do retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino, através do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
Oficinas, palestras, prática de esportes, cursos, aulas de informática, além de acompanhamentos psicológicos, são algumas das ações desenvolvidas pelo programa em Bodocó.
O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Neste ano, são oferecidas 300 vagas para os jovens bodocoenses. As inscrições acontecem até a próxima sexta-feira (09), das 8h às 17h, na sede do CRAS, localizado na Rua Agamenon Magalhães, Centro.
No ato da inscrição, o jovem deverá apresentar cópia do RG ou certidão de nascimento; cópia do RG ou CPF da mãe; cópia do cartão Bolsa Família com o nº do NIS e ficha de inscrição devidamente preenchida assinada pelo responsável do jovem, a ficha está disponibilizada no local da inscrição.
Para a secretária de Desenvolvimento Social do município, Eliane Teles, o Projovem Adolescente representa um passo importante na consolidação da rede de proteção e promoção social dos jovens. “É através desse programa, que viabilizamos aos jovens bodocoenses a possibilidade de trilhar um futuro com mais oportunidades e perspectivas,” afirmou.
Assessoria de Imprensa | Prefeitura Municipal de Bodocó

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Deslizamentos matam 8 em Sapucaia. Ao menos 12 estão desaparecidos

Em um dos pontos de deslizamento, oito casas foram soterradas e sete pessoas morreram, entre elas duas crianças de três anos


Foto: Marcelo Piu/ Agência O Globo
Deslizamento na rua dos Barros, em Sapucaia, matou ao menos sete pessoas
Pelo menos oito pessoas morreram em deslizamentos ocorridos no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no Centro Fluminense, na madrugada desta segunda-feira (9).
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, em um dos deslizamentos, na rua dos Barros, oito casas foram soterradas e sete pessoas morreram, entre elas duas crianças de três anos. Segundo a administração municipal, ao menos 12 moradores estariam desaparecidos.
Em um outro deslizamento, desta vez na rua Balbina Teixeira de Assis, um homem de 45 anos também morreu após sua casa desabar. Em outros seis locais do distrito, segundo o secretário municipal de Planejamento, Marco Antônio Teixeira, também houve deslizamentos.
De acordo com a Prefeitura, uma família se abrigou em um veículo durante o deslizamento na rua dos Barros e está entre os soterrados.
O resgate e o apoio aos sobreviventes da tragédia foram prejudicados devidos aos deslizamentos e também pela chuva que caiu durante todo o dia. O principal acesso ao Hospital São Salvador, em Além Paraíba (MG) ficou bloqueado por barreiras por várias horas.

O deslizamento na rua dos Barros ocorreu por volta das 3h. Segundo a Prefeitura, foi a maior tragédia já ocorrida no município. A Prefeitura informou que há 50 pessoas desabrigadas que foram levadas para uma escola municipal e mais 50 desalojadas que ocupam casas de parentes ou amigos.
Durante todo dia o prefeito Anderson Zanon, secretários, assessores e boa parte dos funcionários da prefeitura atuaram no resgate e assistência às vítimas.
Segundo o secretário de Planejamento, Marco Antônio Teixeira, os estragos são imensuráveis e por medida de segurança as famílias que moram em áreas de risco foram retiradas do local temporariamente.
Durante toda tarde o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, acompanharam as buscas de perto, externando o apoio do governo do Rio às vítimas em Sapucaia.

Foto: Marcelo Piu/ Agência O Globo Ampliar
Duas crianças de três anos estão entre as vítimas em Sapucaia
Maior tragédia

A Secretaria de Assistência Social irá catalogar as famílias atingidas e fazer seu realocamento o mais breve possível.

Fonte: Último Segundo/IG

Neymar supera Messi e Rooney e tem o gol mais bonito de 2011

Por GLOBOESPORTE.COMZurique, Suíça
neymar bola de ouro fifa prêmio (Foto: AFP)
Neymar superou Messi. Pelo menos na Festa de Gala da Fifa em Zurique: o golaço do craque do Santos contra o Flamengo no dia 7 de julho foi eleito o mais bonito de 2011 (assista ao lado), ficando na frente também de Wayne Rooney.
- Estou muito feliz por participar da festa e vencer o prêmio contra dois grandes craques que sou fã - disse o camisa 11 santista.
Neymar, que chegou a ser indicado entre os 23 melhores jogadores do mundo na eleição da Bola de Ouro, ganhou a votação popular no site oficial da Fifa e recebeu o prêmio Puskás das mãos do ex-atacante mexicano Hugo Sanchez. Segundo a entidade, mais de 1,5 milhão de torcedores participaram da enquete.
saiba mais
O golaço do brasileiro concorreu com um de bicicleta marcado por Rooney pelo Manchester United de bicicleta contra o Manchester City em 2 de fevereiro, pelo Campeonato Inglês. O gol de Messi escolhido pelo júri da Fifa foi um contra o Arsenal, dia 8 de março, pela Liga dos Campeões (veja os três no Brasil Mundial FC).
Sem o prêmio de gol do ano, Messi deixou a Festa de Gala com dois troféus nas mãos: um por ter sido escolhido para a seleção de 2011 (assim como Rooney) e a Bola de Ouro, objeto de desejo da noite. Para ser eleito o melhor do mundo, o argentino teve 47,88% dos votos de jornalistas e capitães e técnicos das seleções, na frente de Cristiano Ronaldo (21.6%) e Xavi (9,23%). 
Fonte: Blog QSP

Detran abre inscrições para CNH Popular em Pernambuco

Tiveram início nesta segunda-feira (9) as inscrições para o Programa CNH Popular 2012, no qual 18 mil pernambucanos terão vagas gratuitas para a retirada e/ ou reclassificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A iniciativa é do Governo de Pernambuco, através da Secretaria das Cidades e do Departamento de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE.
Beneficiários de Programas Sociais, desempregados e alunos da rede pública de ensino fazem parte do grupo de pessoas contempladas pela iniciativa.
As inscrições para a participação no programa acontecerão entre 9 e 31 de janeiro exclusivamente pelo site www.detran.pe.gov.br. A lista de classificados será publicada no site no dia 08 de fevereiro e, a partir do dia 27 do mesmo mês, a instituição irá convocar o primeiro grupo dos selecionados para comparecer à sede do órgão, no Recife, ou nas Ciretrans Especiais localizadas nas cidades pólos do interior do Estado, para que comprovem as informações fornecidas no ato da inscrição feita pela internet.
O Programa CNH Popular 2012 prioriza a mudança de categoria, além de oferecer os procedimentos de adição de categoria e primeira habilitação. Por isso, das 18 mil vagas previstas, 60% (10.800) são para mudança de categoria, 20% (3.600) são para adição de categoria e os ouros 20% (3.600) são destinadas à primeira habilitação. Do total de vagas, 50% são destinadas a candidatos da Região Metropolitana e 50% para o interior do Estado.
Foto: Reprodução Internet
Fonte: Blog Elba Galindo

domingo, 8 de janeiro de 2012

Receita vai liberar consulta ao lote residual nesta segunda

A Receita Federal vai liberar amanhã (9), a partir das 9 horas, a consulta ao lote residual multiexercício do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (exercícios 2011, 2010, 2009 e 2008).
No dia 16 de janeiro a restituição será depositada nas contas bancárias . Ao todo, serão contemplados 93.757 contribuintes, totalizando R$ 195.551.542,92 de recursos, neste lote. O contribuinte interessado deve acessar a página da Receita na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146.
Fonte: Blog do Carlos Britto

Dez promotores são empossados no Ministério Público de Pernambuco, entre eles os de Bodocó, Exú e Trindade


“A alegria não é maior do que a responsabilidade assumida por vocês hoje. Quero que cada um de vocês entenda que tem o papel de fazer o bem. Vocês serão o escudo do Ministério Público”. Foi com essas palavras que o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, deu as boas-vindas ao grupo de 10 novos promotores de Justiça, que tomaram posse no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no final da tarde da última quarta-feira(04), em solenidade no auditório do Banco Central. Na ocasião, o procurador de Justiça Erik Simões também tomou posse no cargo.
Durante a solenidade, o decano do Colégio de Procuradores, o procurador de Justiça Itamar Dias Noronha, empossou o procurador Erik Simões e os promotores de Justiça: Daniel Gustavo Meneguz, Danielle Ribeiro Clementino, Janine Brandão Morais, Elson Ribeiro, Carolina de Moura Cordeiro, Wesley Odeon Teles, Aline Daniela Florêncio, Antônio Rolemberg Feitosa, Juliana Pazinato, e Fabiano Morais de Holanda.

Os promotores de Justiça empossados deverão assumir seus cargos nos municípios de Águas Belas, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Bodocó, Buíque, Exu, Floresta, Mirandiba, Serrita, Trindade e Verdejantes.

Para o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, o grupo irá fortalecer a cidadania no estado de Pernambuco. “Quero que cada um de vocês acredite que quando vocês assumirem nas suas comarcas vai nascer a esperança no Sertão. Vocês são a esperança do Sertão. Vamos fortalecer essa sociedade, porque o promotor cuida da cidadania, promove a cidadania e com cidadania se comete menos crimes. Esse é o promotor de Justiça que eu quero: perto do cidadão”, disse, acrescentando que tem atuado para melhorar as condições de trabalho dos membros do MPPE em todo o Estado. 
Fenelon ainda destacou projetos de relevância desenvolvidos pelo MPPE como “Ministério Público nas Ruas”, “Núcleo de Justiça Comunitária”, “GT Racismo” “MPPE e Escola”, entre outros. “Essa é a cara do Ministério Público que a sociedade quer. Quero um Ministério Público que atue. Um novo MP que a gente se orgulhe ainda mais. Porque, é muito bonito promover a justiça, fazer justiça e como procurador-geral darei todo o apoio. Me sinto feliz e realizado em lutar por esse país, pela paz, pela cidadania plena, pelo exercício do bem, defendendo a lei e protegendo o cidadão: esse é o Ministério Público de Pernambuco”, encerrou.Com informações do Ministério Público de Pernambuco.
Fonte: Gazeta Interativa