É com o tema Terra, Água e Tecnologias para a produção de alimentos que o SemiáridoShow promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) na cidade de Petrolina – PE, chega a sua 3ª edição.
A feira, que teve início na terça-feira, 29, e se encerra nesta sexta-feira (1º), é voltada para Agricultores Familiares do Semiárido e apresenta diferentes tecnologias, desenvolvidas pela Embrapa e outras instituições de pesquisa, que defendem e trabalham a convivência com a região.
Nessa perspectiva de promover novas tecnologias, o Caatinga, em parceria com a Fundação Araripe e Aghenda, construiu o fogão Geoagroecológico no estande do Ministério do Meio Ambiente, que foi exposto já no primeiro dia.
Equipado com forno de assar bolo, churrasqueira, além da lajota de barro que comporta até três panelas, ele reduz a queima da lenha e emite menos fumaça que os fogões à lenha convencionais, por causa da sua chaminé; evitando assim doenças respiratórias, por exemplo.
O fogão que em média custa até R$ 200,00 e leva em torno de um dia e meio para ser construído, teve boa aceitação pelo público presente, gerando bastante interesse nas famílias agriculturas que o visitaram. (Elka Macedo | Foto: Diolando Saraiva – Ascom Caatinga)
0 comentários:
Postar um comentário