Ads 468x60px

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Jornada Literária Chapada do Araripe tem início nesta quinta-feira em Bodocó

Sob o objetivo de promover um intercâmbio cultural, estimulando a leitura e a escrita, o Sesc Pernambuco realiza a II Jornada Literária Chapada do Araripe.
O evento acontece a partir desta quinta-feira (18) até o próximo dia 27 em seis municípios do Sertão do Araripe: Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade. O grande homenageado desta edição é o escritor ouricuriense Pedro Américo de Farias. Versátil, Pedro escreve e diz poesia, experimenta a prosa de ficção e o ensaio. É autor de diversas obras que merecem destaque, como ParÍmpar, Viagem de Joseph Língua e Linguaraz. Esta última que faz um mix de poesia com música.
A construção da Jornada contempla a necessidade de descentralizar as ações de literatura do eixo da capital pernambucana, a partir da ideia de criação de corredores culturais no interior do Estado. A programação foi pensada tendo como base o retorno profissional de escritores e pensadores de literatura, que residem fora de sua terra natal, e o encontro deles com os escritores que residem no Sertão do Araripe, microrregião localizada na Chapada do Araripe, um dos pontos de intensa produção literária do estado.
A programação inclui oficinas, apresentações musicais, recitais, alvorada, rodas de conversa, exibição de filmes e fotos e Um escritor na minha escola, que tem o objetivo de aproximar jovens leitores de quem escreve em Pernambuco, atualmente, aprofundando essa relação e o conhecimento acerca da criação literária.
O que se destaca nesta edição é que cerca de 70% dos escritores que estão participando são da Região do alto sertão de Pernambuco, explica o Gerente de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho, que destaca a importância da valorização dos escritores locais para a construção do projeto.
Entre os escritores que participam desta Jornada Literária estão: Luce Pereira, Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, Marcelino Freire, Cida Pedrosa, Chico Pedrosa, Cícero Belmar, Lenice Gomes, Lourival Holanda, Meca Moreno, Miró, Sidney Rocha (ganhador do último Prêmio Jabuti) e Xico Sá.
Além de propiciar a aproximação dos leitores com os escritores e um intercâmbio entre as produções do interior e da capital, a Jornada Literária investe também em formação, com oficinas antes e durante a jornada.
Outras ações que o projeto vai promover são as exposições Poeta João, uma livre criação a partir da obra de João Cabral de Melo Neto, em Bodocó, e Cem Rosas para Guimarães, em Araripina, com curadoria de Naruna Freitas e montagem de Sandra Lira. As exposições ficarão em cartaz nas duas cidades até o dia 24 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 21h. Ainda acontecem a Jornada em Fotos, com exibição de filmes e fotos das Jornadas Literárias do Sesc em praças públicas, e a Instalação Pé de Livro, que possibilita o acesso ao livro de forma educativa e lúdica. Essas duas últimas ações acontecem nas cidades de Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade.
A entrada é gratuita para toda a programação. (Lispector Comunicação)

0 comentários: