A maratona de hoje começou por volta das
10h no município de Parnamirim, a 561 km do Recife, onde estiveram
também os governadores dos outros estados beneficiados pela
Transnordestina: Cid Gomes (Ceará) e Wilson Martins (Piauí). No local,
eles conferiram a colocação de trilhos e dormentes (estacas de concreto
que servem de base para os trilhos) e cumprimentaram operários.
Depois a comitiva seguiu para a cidade
de Salgueiro, a poucos quilometros de Parnamirim, onde está instalada a
maior fábrica de dormentes do mundo. No local, houve uma reunião com os
representantes da Odebrecht Infraestrutura e da Transnordestina
Logística S.A. A exemplo do que fez ontem com os empreiteiros
responsáveis pela construção da Transposição, a presidenta bateu na
questão do cumprimento dos prazos.
Vamos acertar os nossos parafusos para
chegarmos à solução mais rápida, que é estar com tudo pronto até o final
de 2014. Tomaremos todas as medidas para que isso aconteça, sem
exceção. Não há limites para o Governo, garantiu Dilma, em entrevista ao
final da inspeção das obras.
Depois de se despedir da presidenta em
Juazeiro do Norte (CE), no final da tarde de hoje, Eduardo avaliou a
visita da presidenta às obras da Transposição e da Transnordestina: “Foi
bastante positiva. A presidenta procurou os empresários, ouviu suas
demandas e procurou eliminar os gargalos dessas duas obras tão
importantes para o Nordeste brasileiro. Acredito que agora os trabalhos
vão ganhar uma nova dinâmica e a certeza da continuidade, disse.
Presidente da Transnordestina Logística
S. A (TSLA), Tufi Daher Filho disse que Dilma saiu satisfeita da
reunião. Ela é muito técnica e se interessa muito pelos detalhes.
Mostramos além do cronograma detalhado, a nossa tecnologia que é a mais
moderna do mundo, relatou. Também participaram da reunião os ministros
Paulo Sérgio Passos (Transportes) e
Fernando Bezerra Coelho (integração Regional), além de Eva Schianon (interina do Planejamento).
Fernando Bezerra Coelho (integração Regional), além de Eva Schianon (interina do Planejamento).
GIGANTE Quando começar a funcionar, a
Transnordestina vai costurar os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí por
uma estrada de ferro com 1.728 km de extensão. Ao todo, são R$ 5,4
bilhões de investimentos do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC).
Hoje, 35% da obra encontra-se concluída. Atualmente, mais de 10 mil
pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente nos trabalhos de
construção da ferrovia, que conta com 11 lotes iniciados e 25 frentes de
trabalho.
As obras dividem-se em 33 lotes. São
onze no Piauí e outros 12 no Ceará. Pernambuco possui 10 frentes de
trabalho e é onde as obras estão as mais avançadas. O primeiro trecho a
ficar pronto, em abril deste ano, será o que vai de Missão Velha (CE)
até Salgueiro (PE) num percurso de 96 km. Já os 136 Km que separam
Salgueiro (PE) à Trindade (PE) devem ser concluídos em abril de 2012.
Quando estiver totalmente pronta, em
2014, a ferrovia vai transportar cerca de 30 mil toneladas/ano de grãos e
minérios. Vamos tornar realidade essa ferrovia que não existia fora do
eixo Sul-Sudeste. Ela vai funcionar como um caminho de desenvolvimento,
garantindo que o interior se ligue ao resto do país e dando melhores
condições de comercialização à produção como a capacidade de explorar os
potenciais da região do Nordeste, disse a presidenta.
Fonte: Blog Elba Galindo
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