Ads 468x60px

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Bacia leiteira de Bodocó amarga prejuízo


 

A capacidade da bacia leiteira de Bodocó caiu de 150 mil litros de leite/dia para pouco mais de 30 mil, em razão da seca. O rebanho excelência, constituído ao longo de décadas, passou de mais de 64 mil cabeças, em 2011, para menos de 50 mil, em 2013.
O cenário retratado por produtores da bacia leiteira, durante audiência pública no Centro de Conviência do Idoso não é novidade para quem reside na região, mas torna-se mais visível agora, com os efeitos que  aparecem, na comprometida economia da região.
Muitos foram vencidos pela falta de água e comida. As carcaças estão nos cemitérios de gado que já fazem parte do cenário sertanejo. Outras foram para o abate precoce ou levadas, a preço irrisório, para fazendas em estados como o Maranhão.
A ração de forragem de cana e milho em grãos não chega na quantidade necessária. O gado continua morrendo sem comida”, lamentou Danilo Rodrigues, prefeito do município.
O gestor municipal pediu uma ação concreta e rápida, pois a chegada das chuvas não vai resolver o problema. “A renovação do pasto é demorada e, sem dinheiro e crédito, recompor a economia local será muito difícil”, alertou.
Diogo Moraes disse que ouviu atentamente os problemas e sugestões que farão parte do relatório a ser apresentado ao governador Eduardo Campos. “Estamos aqui para ouvir e sentir, solidariamente, as reclamações e buscar resultados concretos.” Raimundo Pimentel, por sua vez, falou do compromisso de levar para os Governo do Estado e Federal os reclamos do sertanejo. “Fiquem certos de que estaremos empenhados em trabalhar na Assembleia Legislativa para que essa situação seja superada em breve.”
Foto: Samuel Morais
Fonte: Blog  Elba Galindo

0 comentários: