Ads 468x60px

domingo, 29 de janeiro de 2012

Eleitores têm até 09 de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores tem até o dia 9 de maio para requerer a inscrição eleitoral ou transferência do domicílio, como informa o G1. Nessa data termina também o prazo para o eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção especial.
Também encerra o prazo para eleitores faltosos regularizarem sua situação cadastral junto ao cartório eleitoral.
Quem deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já conta como duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos.
Quem tem dúvidas sobre sua situação, poderá encontrar a lista de eleitores em situação irregular na página do TSE. A consulta permite verificar se o documento está sujeito a cancelamento. A opção de consulta é pelo nome e pelo título.
Caso o nome do eleitor apareça na lista, o procedimento a ser tomado é simples: basta comparecer a qualquer cartório eleitoral e solicitar a emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União) para proceder o pagamento da multa no Banco do Brasil. O valor da multa é de R$ 3,51 por pleito faltoso.
Em todo o país, o total ultrapassa 1,4 milhão de eleitores faltosos. Alguns problemas são comuns aos que têm o seu título eleitoral cancelado, alerta o TRE/AC. A atualização cadastral é importante para que o eleitor não perca direitos, como obter passaporte, tomar posse em concurso público, obter certos tipos de empréstimo ou receber salários de função ou emprego público.
Eleições 2012
A eleição será realizada no dia 7 de outubro, em 1º turno e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver o 2º turno. Os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
Fonte: Blog Elba Galindo

0 comentários: